Presidente da ALMG é homenageado no Dia dos Gerais
O deputado Tadeu Leite recebeu a comenda em Matias Cardoso, neste domingo (8).
08/12/2024 - 14:25Aos pés da Matriz de Nossa Senhora da Conceição, a mais antiga do Estado, o presidente do Parlamento mineiro, deputado Tadeu Leite (MDB), recebeu, neste domingo (8/12/24), o Grande Colar da Medalha dos Gerais, em Matias Cardoso (Norte de Minas).
A homenagem foi realizada durante a cerimônia do Dia dos Gerais, em que a capital do Estado é transferida para o município, considerado o marco inicial da colonização dos sertões do São Francisco. A data foi instituída em 2011, pela Emenda à Constituição 89, para celebrar a relevância histórica e cultural dos povos geraizeiros.
Tadeu Leite, orador oficial da solenidade, lembrou a trajetória do movimento para a valorização da região e o seu papel como presidente da comissão que analisou a proposta. “A PEC 21 é uma vitória do movimento catrumano, ancorado por intelectuais, autoridades e instituições que se empenharam em fazer reconhecer que Minas Gerais não é produto somente do ouro e do diamante. É também do gado, do couro, da farinha e do peixe do São Francisco”, ressaltou o deputado.
Para ele, essa é a condecoração mais importante dos seus 14 anos de vida pública porque referencia sua terra e sua gente, “sou geraizeiro como vocês”, afirma o presidente da ALMG.
O parlamentar disse ainda que tem se pautado pelo diálogo, respeito às diferenças e pela busca de soluções em prol da população mineira. “Aprendi vivendo aqui e convivendo com os meus conterrâneos e companheiros de caminhada a atuar na defesa da democracia e do povo mineiro. Citando o escritor Guimarães Rosa, Tadeu explica “o sertão está dentro da gente”.
Para o governador Romeu Zema, hoje é dia de celebrar uma região que faz do Estado o principal produtor de energia solar no Brasil. Destacou também os investimentos na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), que se tornou relevante polo de pesquisas científicas e inovação.
Romeu Zema enfatizou o percurso do deputado Tadeu Leite, que, nas palavras do governador, é um dos políticos originários dos Gerais que mais tem se dedicado ao território. Ele diz confiar que o trabalho em conjunto entre Legislativo e Executivo trarão ainda mais desenvolvimento social, econômico e cultural para toda Minas.
Maurelio Santos, prefeito do município, agradeceu ao presidente da ALMG por fazer chegar aos povos das Gerais as políticas públicas necessárias ao crescimento do Norte mineiro. Falou também sobre a restauração da matriz, que se encontra em obras. Ele solicitou ainda que se faça em etapa seguinte o restauro artístico da igreja. Cobrou, por fim, a realização de ponte, que beneficiará as cidades da região.
Homenagem faz tributo a homens e mulheres que contribuem para o desenvolvimento da região
O Dia dos Gerais é comemorado todos os anos no dia 8 de dezembro. A solenidade homenageia personalidades que contribuem para o desenvolvimento cultural, social e econômico da região. Os homens são agraciados com a Medalha Matias Cardoso e as mulheres, com a Medalha Maria da Cruz.
Em 1673, o capitão e mestre de campo Matias Cardoso de Almeida partiu de São Paulo com 125 homens, organizando lugares de pouso e plantações para suprir a bandeira de Fernão Dias. Em sua expedição, foi o responsável por fundar vários povoados, que deram origem às cidades atuais do Norte de Minas.
Dona Maria da Cruz era casada com Salvador Cardoso de Oliveira, sobrinho de Matias Cardoso. Ela administrava a Fazenda Pedras de Baixo, cuja casa grande era um orfanato. Empregava jovens, sustentava e cuidava de enfermos e provia educação de crianças e adolescentes, pagando mestres de leitura, música e ofício. Em 1736, ela foi a única mulher entre as lideranças de uma revolta contra a cobrança de impostos pela Coroa Portuguesa, no episódio conhecido como Motim do Sertão do São Francisco.