Preservação de bandas de música pauta audiência
Grupos fazem parte da identidade cultural de Minas, mas enfrentariam dificuldades que serão debatidas pela Comissão de Participação Popular.
26/06/2024 - 11:56A Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza nesta quinta-feira (27/6/24) audiência pública para debater a preservação das bandas de música, uma tradição no Estado. A reunião será às 10 horas, no Auditório José Alencar, e foi solicitada pelo deputado Marquinho Lemos (PT).
O deputado preside a comissão e ressalta que as bandas de música são um patrimônio cultural do Estado ameaçado por falta de recursos e de políticas públicas que valorizem sua importância e permitam sua preservação.
Além disso, as dificuldades enfrentadas pelas bandas incluem a ausência de incentivos financeiros para a manutenção e aquisição de instrumentos, bem como a falta de programas de formação para novos músicos, justificando segundo Marquinho Lemos a importância da audiência desta quinta (27).
Minas lidera no País o ranking de bandas de músicas cadastradas em sistema da Fundação Nacional de Artes do Ministério da Cultura (Funarte), que mantém o Projeto Bandas. São 810 bandas mineiras no cadastro, vindo a seguir, na Região Sudeste, o Estado de São Paulo, com 249 bandas; Rio, com 206, e Espírito Santo, com 54 registros.
Foram convidados para a discussão representantes do Movimento Salvem as Bandas de MG e das Secretarias de Estado de Governo e de Cultura e Turismo.
Mantendo um grupo de discussão em redes sociais, o movimento tem como objetivo principal a manutenção e preservação das bandas de música mineiras e de seus músicos.
Para isso, defende que as bandas precisam promover a educação musical de crianças, jovens e adultos, para que a união de todos gere força expressiva para mobilizar os poderes constituídos a serem parceiros da causa.
Entre outros, o Movimento Salvem as Bandas estimula e divulga a criação de oficinas virtuais para que sejam replicadas em oficinas presenciais.

