Notícias

Prefeitos defendem implantação da tarifa zero

Eles participaram de audiência da Comissão de Transporte, quando abordaram os benefícios econômicos e sociais da medida.

30/06/2023 - 14:24
Imagem

Prefeitos presentes em audiência pública da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nesta sexta-feira (30/6/23), fizeram uma defesa veemente da implantação da tarifa zero no transporte público. Eles apontaram que a política traz grandes benefícios sociais e econômicos e garante o acesso da população às cidades.

O prefeito de Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), Lucas Coelho Ferreira, falou que a política pública implantada mudou a vida da população da cidade. “Parecia uma ideia utópica, mas deu certo”, falou.

Botão

Ele contou que foi preciso fazer um esforço para colocar a medida em prática, uma vez que a cidade não é rica. Contudo, o esforço valeu a pena.

Citação

Ele ainda relatou que Caeté, com cerca de 45 mil habitantes, transportou 100 mil passageiros em junho. Lucas Ferreira chamou a medida de uma política social importante. “Tarifa zero não é gasto. É investimento. Muda até o comércio do município”, defendeu.

Lição

Já o prefeito de São Joaquim de Bicas (RMBH), Antônio Augusto Resende Maia, conhecido como Guto, explicou que a tarifa zero funciona na cidade desde 2021. Um encontro com um idoso de 80 anos, bem cedo, quando foi visitar obras da prefeitura no bairro Jardim Vila Rica, o fez se atentar para o grave problema de mobilidade urbana que o município enfrentava.

Citação

A partir disso, começou a se debruçar sobre a questão. “Mesmo uma prefeitura pobre, se for bem gerida, dá conta de custear isso”, afirmou.

Ele disse que os reflexos foram visíveis com melhoria de indicadores sociais e econômicos. De acordo com o prefeito, as pessoas passaram a ter mais acesso à saúde, lazer, comércio e educação. O centro da cidade, que tinha um comércio fraco, como contou, apresentou grande melhora e não há mais nenhuma loja vaga.

Vídeo

Mais exemplos de boas práticas

A secretária-adjunta de Planejamento da Prefeitura de Ibirité (RMBH), Cleimara Suelem de Souza, relatou que este é o quinto mês do tarifa zero na cidade de 170 mil habitantes. Ela pontuou como um aspecto já visível o acesso à saúde por mais pessoas que antes não tinham como arcar com os custos do transporte.

O prefeito de Cláudio (Centro-Oeste de Minas), Reginaldo de Freitas Santos, contou que a medida foi implantada em 2021 no município. De acordo com ele, na iminência da empresa largar o serviço de transporte na cidade, repensou o serviço, fez as contas e percebeu que poderia arcar com a medida.

Ele corroborou todas as falas anteriores. E acrescentou: “Além dos mais necessitados, ajuda também o empresário que deixa de pagar transporte aos seus trabalhadores e, dessa forma, pode contratar mais gente”.

Já o coronel Sérgio Henrique Cardoso, responsável pela Secretaria de Segurança Pública, Mobilidade e Trânsito da Prefeitura de Ouro Branco (Região Central do Estado), relatou que a tarifa zero foi implantada há nove meses e tem feito muito sucesso.

Santa Luzia

Segundo o prefeito de Santa Luzia (RMBH), Luiz Sérgio Ferreira Costa, a gestão municipal está dando os primeiros passos na direção de implantar a gratuidade no transporte. A primeira medida foi subsidiar parte do custo e abaixar o valor da passagem para R$ 4.

“A partir do primeiro domingo de agosto, passaremos a implantar a gratuidade no transporte aos domingos e feriados”, anunciou.

Efeito dominó

Integrante do Movimento Tarifa Zero em BH, André Henrique de Brito Veloso disse que, quando começou a se envolver com o assunto, poucas cidades no Brasil ofertavam transporte gratuito universal.

“Hoje, são mais de 3 milhões de pessoas atendidas pelo movimento”, disse, acrescentando que atualmente se testemunha um efeito dominó em que cada vez mais cidades aderem à iniciativa.

Citação

Deputados apoiam iniciativa

Imagem

O deputado Delegado Christiano Xavier (PSD), que solicitou a reunião, destacou benefícios da implantação da medida como a facilitação do acesso às cidades, ao serviço médico e a serviços públicos.

“Muitos deixam de ir ao médico ou de fazer um exame importante porque não têm condição de arcar com o transporte”, contou.

Outros pontos positivos que elencou foram melhoria da qualidade de vida, do índice de evasão escolar e da mobilidade urbana, além de redução de impactos ambientais, com a diminuição de carros nas ruas. “Queremos estimular essa iniciativa”, defendeu.

O deputado relatou que 80 cidades no País já implantaram a tarifa zero. Ele ainda contou que, em Minas, já são 15 cidades que implantaram esse movimento.

Concordou com ele o deputado Leandro Genaro (PSD), que disse que boas ideias como essa são viabilizadas a partir de discussões. Ele desejou que a tarifa zero se expanda.

Áudio
Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas - debate sobre o programa Tarifa Zero
Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas - debate sobre o programa Tarifa Zero
“Vimos que pessoas que não trabalhavam em regiões diferentes de onde moravam começaram a trabalhar. A família começou a andar de ônibus pela cidade. Antes, uma mãe com dois filhos gastava no transporte cerca de R$ 30 para ir e voltar. Isso impactava nas suas finanças. Então muitas vezes não podia ir."
Lucas Ferreira
Prefeito de Caeté
“Perguntei onde ele ia tão cedo. Ele respondeu que ia pagar uma conta em Igarapé. Aí eu questionei porque ele não ia ao centro de Bicas fazer isso. E a resposta foi que não tinha ônibus. Eu ofereci uma carona. E ele me perguntou como voltaria depois. Sabe o que eu fiz? Eu o levei a Igarapé.”
Guto Resende
Prefeito de São Joaquim de Bicas
“A tarifa zero libera recursos e movimenta a economia. É uma política social que inclui pessoas que não cogitavam em acessar a cidade. Então, gera acesso a direitos.”
André Veloso
Integrante do Movimento Tarifa Zero em BH
Áudio
Experiências bem-sucedidas em Minas inspiram gestores a abandonar o subsídio e fazer o investimento direto na mobilidade do cidadão TV Assembleia

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine