Notícias

Policiamento unitário será tema de audiência da Comissão de Segurança

Temor é o de que a ausência de supremacia de forças coloque em risco a vida e a integridade física de policiais militares.

29/05/2023 - 09:45
Imagem

A Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza audiência, na próxima terça-feira (30/5/23), para debater a modalidade de policiamento unitário no Estado. A reunião terá início às 9h30, no Plenarinho II.

Botão

No policiamento unitário, um militar é responsável por uma área específica. Se está com um veículo, o policial o estaciona em locais estratégicos ou em entroncamentos nas principais vias, proporcionando visibilidade e sensação de segurança.

O deputado Sargento Rodrigues (PL), que preside a comissão e solicitou a reunião, pondera, contudo, que a supremacia de força é tudo na ação policial. “Não podemos aceitar, em hipótese nenhuma, que nossos policiais se sujeitem ao policiamento unitário. Não vamos permitir que a vida de quem serve para nos proteger fique tão exposta”, afirma.

No requerimento no qual solicita a audiência, o deputado lembra ocorrência em Ipatinga (Vale do Aço), onde um homem, de posse de uma faca, tentou furar os pneus de uma viatura. Ao ser abordado apenas por um policial, ele investiu contra ele, que então solicitou reforço.

“Esse fato relembra outras situações que, na ausência da supremacia de forças, colocaram a vida e a integridade física dos policiais militares em risco”, conclui Sargento Rodrigues.

Representantes de entidades de classe da segurança pública já demonstraram sua rejeição a essa modalidade de policiamento ostensivo, em outra audiência da comissão sobre o tema, em 2019.

Lista

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine