Podólogos reivindicam regulamentação da profissão
Profissionais lembram que sua atuação pode prevenir problemas de saúde, como o pé diabético.
15/05/2023 - 12:39Podólogos reivindicaram a regulamentação da profissão, durante reunião realizada pela Comissão do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta segunda-feira (15/5/23).
Os profissionais da categoria destacaram que seu trabalho não é voltado apenas para a estética, mas também para prevenir problemas de saúde, como o pé diabético. Os pacientes com diabetes podem ter complicações como infecções e problemas de circulação, que podem levar até à amputação dos pés.
O olhar atento dos podólogos, que têm o conhecimento para identificar e tratar adequadamente as lesões nos pés, pode fazer a diferença na vida dos pacientes diabéticos, segundo a podóloga Ândrea Medeiros. “Não é uma questão de vaidade. Nós podemos evitar amputações e agravos de saúde em consequência da diabetes”, afirmou.
A importância do trabalho dos podólogos foi reforçada pela médica endocrinologista Maria Regina Calsolari Pereira de Sousa. Ela contou sua experiência à frente do Ambulatório Preventivo do Pé Diabético da Santa Casa de Belo Horizonte, que conta com equipes multidisciplinares para atendimento aos pacientes diabéticos.
A médica lembrou que a atuação dos podólogos pode representar grande economia de recursos públicos, ao evitar os altos custos das cirurgias de amputação.
A podologia também pode beneficiar pacientes oncológicos e que fazem hemodiálise, segundo a podóloga Poliane Corrêa. De acordo com ela, a atuação dos profissionais ainda pode evitar pequenas cirurgias nos pés e pode contribuir no tratamento de micoses.
A médica endocrinologista Janice Sepulveda Reis defendeu que a regulamentação da profissão é fundamental para que os pacientes tenham segurança nos tratamentos oferecidos pelos podólogos. Ela lembrou que a atuação de profissionais sem a devida qualificação pode colocar em risco a vida das pessoas.
Deputada destaca importância da podologia
A deputada Ana Paula Siqueira (Rede), que solicitou a realização da audiência, defendeu a regulamentação da profissão de podólogo e disse que esta é uma das pautas prioritárias de seu mandato. Ela destacou a importância da atuação desses profissionais no tratamento da diabetes.
A parlamentar é autora dos Projetos de Lei (PLs) 2.544/21, que institui uma política estadual de estímulo à podologia, e 2.545/21, que dispõe sobre o exercício da profissão. As duas proposições foram anexadas e aguardam parecer de 1º turno da Comissão de Constituição e Justiça. O objetivo é estabelecer regras para a atuação desses profissionais em âmbito estadual.
Em nível nacional, o Senado aprovou em março deste ano o Projeto de Lei Complementar (PLC) 151/15, que regulamenta a profissão de podólogo. De acordo com a proposição, a atividade poderá ser exercida somente por diplomados em curso superior ou técnico de podologia. Também poderão atuar como técnicos os profissionais que já trabalham na área há mais de cinco anos, como pedicuros e calistas.
O projeto, de autoria do ex-deputado federal José Mentor, agora precisa ser aprovada pela Câmara dos Deputados.