Plano de limpeza da Lagoa da Petrobrás será apresentado em Ibirité
Comissão de Meio Ambiente promove audiência na cidade banhada pelo lago, que sofre com aguapés e desova de rejeitos.
08/11/2023 - 13:03Na sequência das discussões envolvendo a limpeza da Lagoa da Petrobrás, a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) promove audiência pública nesta quinta-feira (9/11/23). Solicitada pela deputada Ione Pinheiro (União), defensora da causa, a reunião será em Ibirité (Região Metropolitana de Belo Horizonte), um dos municípios onde se situa a lagoa, junto com Betim e Sarzedo, também na RMBH.
A reunião será às 10 horas, na Fundação Helena Antipoff - Auditório da Escola Técnica, que fica na avenida São Paulo, 3996 - Vila do Rosário. A comissão quer ouvir a apresentação do cronograma de obras e planos de ações a serem realizados nos próximos cinco anos, pela Copasa e pela Petrobras, referente a melhoria da qualidade da água da lagoa.
Aguapés
A lagoa atualmente é fonte de mau cheiro e mosquitos, por estar cheia de capim e aguapés e sofrer com a desova de carcaça de animais e outros rejeitos, restando somente um terço de seu volume original de água.
Ione Pinheiro diz que vem acompanhando esse problema há vários anos e promovido ações visando resolvê-lo. A última foi a realização de outra audiência pública, em agosto deste ano, na qual representantes da Petrobrás afirmaram que, até 2025, o espelho d’água da lagoa estaria livre dos aguapés. As chamadas macrófitas aquáticas, tipo de planta a qual pertencem os aguapés, desenvolvem-se como praga nesses ambientes.
Tecnologia
Em outra reunião, essa em 2022, Ione Pinheiro questionou a Petrobrás, empresa que tem tecnologia para operar em águas profundas, por não conseguir resolver um problema muito mais simples, que é a despoluição da lagoa. “Fica a nossa indignação com esta vergonha nacional”, criticou ela, cobrando uma posição firme também da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).
Para a reunião desta quinta (9), além de vários representantes da Petrobrás e da Copasa, foram convidados membros do Ministério Público e ainda, o deputado federal Antônio Pinheiro Neto (PP-MG).