Notícias

Pessoas com deficiência demandam emprego e acesso à saúde

Apesar de avanços, inclusão no mercado de trabalho ainda desafia a sociedade. Envelhecimento também precisa ser debatido.

12/12/2023 - 18:35
Imagem

40 mil pessoas com deficiência trabalhando atualmente em Belo Horizonte, o que reflete avanços dos últimos anos nessa causa. Mas há 44 mil vagas abertas para esse público, o que indica que o desafio de inclusão permanece.

Das mil pessoas com Síndrome de Down atendidas no Instituto Mano Down, 50 têm mais de 60 anos, o dobro da expectativa de vida histórica desse grupo. Mas o acesso à saúde não é uma garantia, e o envelhecimento é um tabu.

Esses recortes dão pistas da realidade das pessoas com deficiência quanto à empregabilidade e ao envelhecimento, temas discutidos pela Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, nesta terça-feira (12/12/23), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Botão

Os dados foram destacados pelo psicólogo Gabriel Leandro Rodrigues, coordenador do Programa Incluo do Instituto Mano-Down, que lida, justamente, com a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho e com seu envelhecimento.

O Mano Down é uma instituição sem fins lucrativos que promove a autonomia e a inclusão de pessoas com Síndrome de Down e outras deficiências. Ela foi criada há 12 anos por Leonardo Gontijo, inspirado pelo amor por irmão caçula, o músico Dudu do Cavaco. A organização foi reconhecida, recentemente, como uma das 100 melhores do País, conforme destacou Gabriel.

O Programa Incluo, que o psicólogo coordena, atende 250 famílias em Belo Horizonte e Região Metropolitana. “Temos 5.800 pessoas com Síndrome de Down em Belo Horizonte. E o tema do envelhecimento não é abordado. Costumamos tangenciar esse assunto”, afirmou. Considerando todas as deficiências, são 126 mil pessoas em BH, sendo 26 mil com deficiência intelectual. “Dessas, menos de cem geram a própria renda”, lembrou Gabriel.

Por isso, segundo ele, o Mano Down tem como missão trocar a exclusão por oportunidade. Ele salienta que Leonardo e Dudu são de classe média, mas que essa não é a realidade da maioria das pessoas com deficiência. Elas seguem sendo recusadas nas escolas e enfrentam a dificuldade de inclusão no mercado de trabalho, mesmo 30 anos após a lei de cotas.

Brasil tem 18,6 milhões de PCDs

Dados do IBGE apresentados pelo psicólogo indicam que o Brasil tem 18,6 milhões de pessoas com deficiência, número que cresce se considerada a família, também impactada por essa condição. “Nosso dever é sensibilizar as empresas, promover esse encontro entre a empresa e as pessoas. Já melhoramos muito, mas precisamos avançar”, reforçou.

Gabriel abordou os diversos tipos de acessibilidade, da arquitetônica à digital, e destacou que prédios e casas no País não foram pensados para o envelhecimento. Dos 50 idosos com Síndrome de Down que o Programa Incluo atende, 12 têm Alzheimer, e cinco, Doença de Parkinson. “É preciso acesso à saúde e a terapias”, afirmou.

Ele também defendeu posturas que facilitam a inclusão no dia a dia, como a comunicação clara, e o fim dos estereótipos. 

Citação

O presidente da comissão e autor do requerimento para a audiência, deputado Dr. Maurício (Novo), destacou a evolução do Instituto Mano Down, que se projetou para todo o Brasil, e a importância de seu trabalho de inclusão. “A empregabilidade traz dignidade para a pessoa com deficiência e permite que ele sobreviva mesmo na ausência dos pais”, pontuou.

Ele também fez um balanço dos trabalhos da comissão em 2023. Entre outas atividades e proposições legislativas, o colegiado realizou 28 reuniões e nove audiências, com mais de 80 convidados. "Um ano produtivo", como sentenciou o deputado Doutor Paulo (Patriota).

Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência - debate sobre as políticas públicas destinadas às pessoas com deficiência
“Nossa proposta é preparar as pessoas para o mundo, mas também preparar o mundo para as pessoas com deficiência.”
Gabriel Leandro Rodrigues
Psicólogo e coordenador do Programa Incluo do Instituto Mano-Down

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine