Pensando em Minas aborda futuro do mercado de trabalho
Terceira edição do programa vai falar sobre os desafios da geração de trabalho em um cenário que prevê a extinção de metade das profissões atuais.
20/03/2023 - 16:39
É possível pensar no futuro do mercado de trabalho para os jovens de hoje? Sabe-se que, em menos de 10 anos, mais da metade das profissões existentes atualmente estarão extintas. A terceira edição de março do Pensando em Minas, nesta quarta-feira (22/3/23), às 10 horas, vai refletir sobre desenvolvimento econômico e geração de trabalho.
Neste mês de março, o mercado de trabalho tem sido o tema do programa, que é realizado em parceria com o Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas). O público poderá participar enviando perguntas e comentários pelo chat do canal da Escola no YouTube, onde será exibido.
Para falar sobre o assunto, os convidados são Daniel Caria e Luciana Lopes, consultores da Assembleia. Daniel, graduado em Economia, é especialista em Poder Legislativo e Políticas Públicas. Já Luciana, bacharel em Direito e Administração Pública, é mestranda em Direito.
O objetivo do programa é refletir sobre os desafios específicos para os jovens. Como eles podem se preparar frente a tantas incertezas e num contexto de alto índice de desemprego e ganhos de produtividade cada vez maiores? E as políticas públicas estão bem direcionadas?
O público são os estudantes do PJ Minas, destinado a estudantes do ensino médio e que tem, neste ano, a participação de aproximadamente 150 câmaras municipais. O tema Jovem e Mercado de Trabalho foi escolhido pelos alunos.
Na semana que vem, acontece o último Pensando em Minas desta série com o programa jovens em situação de vulnerabilidade e inclusão no trabalho.
Pensando em Minas
O programa, realizado em parceira com a TV Assembleia, promove um bate-papo entre pesquisadores e especialistas sobre temas da contemporaneidade que sejam relevantes para o processo legislativo e para a formação cidadã.
A ideia é divulgar e valorizar o conhecimento científico, propiciando discussões mais profundas sobre assuntos de interesse da sociedade.