Peça “Saga - uma história do povo preto” é atração do Zás
Apresentação do grupo Preqaria será nesta quinta-feira (11/7), às 19h30, no Teatro da Assembleia.
08/07/2024 - 09:39O espetáculo “Saga - uma história do povo preto”, do grupo Preqaria Cia de Teatro, é atração do Zás desta quinta (11/7/24). A apresentação será às 19h30, no Teatro da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
O enredo recapitula a história do povo negro desde a chegada portuguesa ao Brasil até os dias atuais, apontando o racismo estrutural ainda presente na raiz da sociedade brasileira. O roteirista Nathan Britz e o diretor João Valadares trabalham o tema na ótica de um viajante da memória.
Ao combinar história, antropologia, ficção, teatro e música, Saga pretende provocar uma reflexão sobre diversos temas essenciais como a cultura, crenças, questões políticas e sociais.
Trabalho social
A Preqaria Cia. de Teatro foi fundada em Belo Horizonte, estreando com o espetáculo "Qorpo Santo", em 2006. O grupo já realizou 12 espetáculos de teatro e três curtas-metragens.
A partir de 2009, a trupe transferiu sua sede para Sete Lagoas (região Central), fundando a Escola Livre de Artes. Desde 2015 o espaço é responsável pela realização do projeto social “Arte Concreta”. Nele, são oferecidas aulas gratuitas em comunidades carentes da cidade mineira.
Em 2018 a Preqaria fundou o Centro Cultural Nacional – Teatro Preqaria, espaço preparado para receber encontros culturais, cursos e espetáculos artísticos. O local abriga a arte produzida em Sete Lagoas e recebe também produções de dança, música, capoeira, cinema, teatro e literatura de todo o Brasil.