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Pavimentação da BR-367 ainda depende de decisão sobre projeto

Até lá, Dnit acena com melhorias provisórias em ponte de madeira em Berilo, onde acidente causou a morte de caminhoneiro em setembro.

19/10/2023 - 15:55
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Demandas antigas da comunidade, a pavimentação da BR-367 na entrada da cidade de Berilo (Vale do Jequitinhonha) e soluções para as pontes de madeira da região voltaram a ser cobradas em audiência nesta quinta-feira (19/10/23), realizada pela Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) a pedido do deputado Doutor Jean Freire (PT).

A situação precária da rodovia voltou à tona sobretudo após o acidente fatal ocorrido em Berilo em 14 de setembro, quando um caminhão caiu de uma ponte de 12 metros de altura na entrada da cidade, matando o motorista.

Apesar das cobranças, Antonio Gabriel dos Santos, superintendente em Minas do Dnit, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, afirmou que o projeto de pavimentação da BR-367 foi paralisado em 2014 e sua  retomada, ou a contratação de um novo, deverá ser discutida em reunião da direção geral do órgão nesta sexta-feira (20).

Elane Alves, prefeita de Berilo, também cobrou soluções definitivas e prazos para que as obras saiam do papel. “Com esse trágico acidente que matou o caminhoneiro, a população se revoltou e viemos atrás de respostas que há muitos anos estamos cobrando", disse ela.

Além da situação da ponte na entrada da cidade, a prefeita de Berilo frisou que os motoristas ainda passam por várias outras também precárias no Jequitinhonha, como aquelas sobre os Córregos Ribeirão e Bem-Querer, e apontou que só vê remendos por parte do Dnit.

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Pontes provisórias

Até uma definição sobre como e quando se dará a pavimentação da BR-367, o representante do Dnit antecipou que uma possibilidade mais imediata é que pontes como a da entrada de Berilo sejam incluídas no programa de construção de pontes semi-permanentes que vem sendo executado pelo órgão desde meados do ano passado.

Com isso, o tabuleiro da ponte em madeira seria trocado por concreto, como forma de viabilizar uma ação mais imediata e que possa trazer melhor segurança para os usuários.

O órgão, segundo ele, está fazendo estudos nesse sentido para tentar lançar uma licitação ainda esse ano, de forma que as obras provisórias na ponte possam ser iniciadas no ano que vem.

Além de Berilo, essa iniciativa deverá envolver também outras pontes menores de madeira, que poderão ser transformadas em pontes permanentes.

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Histórico de problemas

O representante do Dnit relatou que a paralisação do projeto de pavimentação da BR-367 entre 2014-2015 deveu-se à decisão de contratar um estudo de viabilidade técnica, financeira e ambiental da obra.

Contudo, esse estudo não teria sido finalizado, segundo ele por questões ambientais. Diante desse cenário, Antonio Gabriel dos Santos cogitou que a reunião do Dnit nesta sexta (20), na qual se discutirá o lote de projetos da BR-367, possa considerar a retomada do projeto.

“A ideia é dar continuidade ao projeto inicial e não prosseguir com o estudo de viabilidade, que vai demandar tempo maior do que se tentar aproveitar o projeto já existente, com uma contratação para que ele seja atualizado”, registrou o superintende regional. 

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Reconhecimento também é cobrado

Diversos vereadores da cidade e representantes da comunidade, como Robélia Gomes, coordenadora da Defesa Civil de Jequitinhonha, criticaram a situação das pontes e a falta de pavimentação e disseram que o Vale do Jequitinhonha estaria sendo esquecido pelo poder público em várias frentes.

Robélia Gomes relatou que já houve protestos contra a situação e que a BR-367 chegou a ser fechada na cidade de Berilo. “Quando faz isso se chama de vândalo o povo, mas é um povo que está cansado de esperar", desabafou.

Ela ainda criticou declarações recentes do governador Romeu Zema, de que Minas não estaria em situação melhor devido ao baixo IDH, o Índice de Desenvolvimento Humano, do Jequitinhonha.

“Não queremos nada de forma assistencialista ou esmola do governo, queremos o que temos direito, o Jequitinhonha é uma região que quer crescer”, declarou Robélia.

O deputado Doutor Jean Freire frisou que fará mais reuniões, se necessário, sobre a situação da rodovia e das pontes de madeira no Jequitinhonha e que pedirá audiência com o Ministro de Infraestrutura e com o diretor-geral do Dnit em Brasília.

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O deputado anunciou que em 7 de dezembro a comissão volta a fazer audiência na ALMG para cobrar e verificar providências concretas quanto a projetos e obras tratados na audiência desta quinta. Ele defendeu uma mobilização dos parlamentares estaduais e federais para que possa ocorrer uma audiência a respeito também na Câmara dos Deputados. 

Áudio
Comissão de Participação Popular - debate sobre a BR-367 em Berilo
Antonio Gabriel dos Santos, do Dinit em Minas, diz que projeto para BR-367 deve ser discutido pelo órgão nessa sexta (20)
“Vemos ônibus passando cambaleando em cima dessas pontes e com crianças. Em época de chuva, a situação piora e diversas comunidades ficam ilhadas. Aí o Dnit vem, faz reparos na ponte, na estrada, e depois na próxima chuva tudo acontece de novo.”
Elane Alves
prefeita de Berilo
“Temos um descaso histórico para com o Jequitinhonha. Já perdi a conta de quantas audiências já realizamos sobre esse mesmo tema, mas não podemos cansar.”
Doutor Jean Freire
Dep. Doutor Jean Freire
Uma ponte de madeira em péssimas condições na BR-367 é usada por centenas de moradores e motoristas todos os dias na cidade de Berilo, no Vale do Jequitinhonha. Acidentes são frequentes na ponte TV Assembleia
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