Parlamentares lembram datas comemorativas em seus discursos
Na Reunião Ordinária de Plenário de terça-feira (23), Inconfidência Mineira é destacada para fortalecer movimento contra privatização de estatais.
23/04/2024 - 18:17Na semana em que se celebra a Inconfidência Mineira, em 21 de abril, parlamentares da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) foram a tribuna para lembrar essa data e outras comemoradas neste mês, como o Dia Mundial do Livro (23). Na Reunião Ordinária de Plenário desta terça-feira (23/4/24), deputados também falaram sobre visitas à China e de comitiva italiana ao Legislativo mineiro.
O deputado Leleco Pimentel (PT) utilizou o mote do Dia de Tiradentes, que protestou contra o jugo econômico imposto ao Brasil por Portugal, para divulgar o Plebiscito Popular em Defesa das Estatais de Minas Gerais. Segundo ele, serão espalhadas urnas por todo o Estado para que a população vote, respondendo a duas perguntas.
A primeira delas é se o cidadão concorda com a manutenção, na Constituição do Estado, do direito de a população ser consultada sobre a privatização de estatais. E a segunda se concorda com a continuidade da administração das estatais mineiras - Codemig, Codemge, Cemig, Copasa e Gasmig – pelo Governo do Estado.
Tendo também como mote o 21 de abril, o deputado Elismar Prado (PSD) disse que na data participou de evento histórico para os mineiros: em Patrocínio (Alto Paranaíba), foi inaugurada a primeira filial do Hospital de Amor de Barretos (SP). Intitulada Júlia do Prado, em homenagem à mãe do deputado, a Unidade de Prevenção ao Câncer já atende gratuitamente à comunidade local e regional.
O estabelecimento conta com uma carreta que faz a busca ativa de pacientes em 50 municípios da região, que podem fazer exames preventivos e pequenas cirurgias. oncológicas. O parlamentar divulgou também que em breve será inaugurada outra unidade desse hospital em Unaí (Noroeste).
E elogiou o trabalho de seu irmão, o deputado federal Weliton Prado (Solidariedade), que destina todo o montante de suas emendas parlamentares para o enfrentamento ao câncer.
Literatura e combate à fome também são citados
Por sua vez, a deputada Bella Gonçalves (Psol) enfatizou a importância de outra data, 23 de abril, na qual é comemorado o Dia Mundial do Livro. E lembrou as escritoras mineiras Carolina Maria de Jesus e Lélia Gonzales, que terão estátuas inauguradas na Capital. Ela comentou que Carolina dizia que o Brasil precisava eleger um presidente que passou fome, pois “a fome é professora”.
Bella Gonçalves avaliou que falta vontade política para acabar com a fome, referindo-se ao R$ 1 bilhão que o Estado deveria destinar ao Fundo de Erradicação da Miséria. Ela lembrou que como o governo não fez essa previsão no Orçamento, a oposição protestou e conseguiu a destinação ao Fundo Estadual de Assistência Social (Feas). Mas, acrescentou, o governo descumpriu o acordo, vetando o recurso a esse fundo.
Já o deputado Caporezzo (PL) lembrou o 21 de abril como data que ficou marcada neste ano pelo ato na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro (RJ), com a participação de Jair Bolsonaro, em defesa da liberdade de expressão.
O parlamentar repetiu frases ditas no evento pelo ex-presidente: “Temos pessoas que vão continuar a fazer a política do Brasil grande e isso só acontecerá se houver liberdade de expressão, que está sendo atacada”.
Noutro momento, Caporezzo repercutiu notícia de que o governo Lula retomará a reforma antimanicomial acabando com os últimos hospícios.
Crítico da reforma, o deputado afirmou que a maioria dos doentes mentais não gera perigo para a sociedade, mas em alguns casos é necessária a internação. E lembrou de caso em que doentes mentais assassinaram pessoas em Garanhuns (PE).
Países parceiros do Brasil são tema de discursos
O deputado Doutor Jean Freire (PT) falou de sua visita de duas semanas à China, junto com os colegas Macaé Evaristo e Ricardo Campos, também do PT, além de outros representantes mineiros.
Ele enfatizou a diversidade cultural do país, que tem 1,4 bilhão de pessoas em uma grande extensão territorial. Valorizou os investimentos constantes na melhoria da infraestrutura, o que garante melhor qualidade de vida para a população chinesa.
Jean Freire valorizou a atenção do governo local à saúde. “Vimos a saúde de qualidade chegando a todos.; a pessoa que tem algum problema pode ligar para uma espécie de Samu chinês, que atende a qualquer questão envolvendo a saúde”, disse.
Por fim, elogiou a segurança pública: “O cidadão anda pelas ruas de Pequim a qualquer hora da noite”.
Itália
A visita do embaixador e da cônsul da Itália à ALMG foi mencionada pelo deputado Mauro Tramonte (Republicanos). O evento contou ainda, com representantes de empresas italianas com filiais no Brasil.
O parlamentar fez questão de enfatizar a criação da Frente Parlamentar Minas-Itália. “Foi a oportunidade também de celebrarmos os 150 anos da imigração italiana no Brasil”, declarou.
Com dupla cidadania do Brasil e da Itália, o deputado agradeceu a participação de outros parlamentares na visita, que também assinaram o documento pela criação da frente. E fez uma menção especial ao presidente Tadeu Martins Leite (MDB), que recebeu a comitiva italiana.
Durante a reunião, foram feitos ainda minutos de silêncio em memória de falecidos recentes, lembrados pelos seguintes parlamentares : Dona Hermelinda Conceição de Paula, avó do prefeito de Caldas (Sul), Aílton Goulart (Professor Maurício, do Novo); Padre Paulo Nobre, da Arquidiocese de Mariana (Leleco Pimentel); e Renata Miranda Gonçalves, prima de Bella Gonçalves, que solicitou a homenagem.