Notícias

PL que viabiliza empréstimo no Banco dos Brics volta a Plenário

Nesta quarta (23), FFO apreciou três emendas apresentadas em Plenário ao projeto e opinou pela rejeição de todas.

23/08/2023 - 15:51 - Atualizado em 30/08/2023 - 15:45
Imagem

O Projeto de Lei (PL) 878/23, que viabiliza empréstimo do Governo de Minas junto ao New Development Bank, mais conhecido como Banco dos Brics, está novamente pronto para ir ao Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em 1º turno. De autoria do governador Romeu Zema, a proposição autoriza o Poder Executivo a prestar contragarantia à União em face das garantias oferecidas pelo governo federal nessa operação de crédito.

A Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO) apreciou nesta quarta-feira (23/8/23) três emendas que tinham sido apresentadas pelo deputado Sargento Rodrigues (PL) na fase de discussão em Plenário, na terça-feira (22). Na FFO, o relator da proposta, deputado Zé Guilherme (PP), opinou pela rejeição de todas elas.

Botão

Recursos financiarão infraestrutura

Segundo a proposta, o empréstimo, da ordem de R$ 200 milhões, será feito pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e o valor será aplicado no Programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Desenvolvimento Sustentável do Estado, executado por esse banco de fomento. Segundo o Poder Executivo, esse programa deve financiar investimentos em transporte, mobilidade urbana, saneamento básico e energias renováveis.

A emenda nº 1 busca ampliar as possibilidades de uso dos recursos, incluindo o setor público e o privado e áreas como inovação e outras que contribuam para o desenvolvimento sustentável de Minas. A emenda nº 2 prevê que o BDMG enviará à FFO relatório semestral sobre a execução do programa. E a emenda nº 3 dá prazo de 30 dias para a vigência da lei, a partir de sua publicação.

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine