PJ Minas 2024 debaterá "Melhorias no ensino escolar"
Tema foi escolhido nesta quinta-feira (21) em votação híbrida, com jovens no interior e os que participam da etapa estadual na ALMG.
21/09/2023 - 19:01O Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas) de 2024 debaterá o tema “Melhorias no ensino escolar”. A proposta foi escolhida por 225 estudantes, em votação híbrida realizada nesta quinta-feira (21/9/23) por jovens dos 132 municípios que participam da edição de 2023. Os outros temas concorrentes, “Sexualidade na juventude” e “Cultura e juventude”, receberam, respectivamente, 64 e 129 votos.
A votação reuniu os representantes dos 20 polos regionais do PJ Minas que participam da Plenária Estadual na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e outros que permanecem no interior e votaram por meio de um link. Esse modelo de votação remota foi adotado em 2021, em função da pandemia e, desde então, passou a ser usado junto com a votação presencial, ampliando, assim, a participação.
Leandra Martins de Oliveira, da coordenação estadual do PJ Minas, destacou o processo de construção do tema, a partir das sugestões elaboradas nas plenárias municipais e, depois, nas regionais. Segundo ela, os temas vieram dos 20 polos e a coordenação selecionou três, a partir de critérios como relevância social, viabilidade e alternância dos eixos de discussão.
Jovens fizeram a defesa dos temas
Os próprios estudantes fizeram a defesa de cada tema. No caso da proposta vencedora, eles salientaram que a educação é a base para as demais atividades da vida e pode impulsionar todas elas. “Os países mais desenvolvidos, com os melhores Índices de Desenvolvimento Humano, são os que investem na educação”, afirmou João Paulo Rodrigues, de Itajubá (Polo Sul II).
Para os estudantes, o atual quadro da educação no Brasil não atende à realidade dos jovens. “Nossa educação não está nos libertando como deveria”, opinou Isabela Contagem, de Araxá (Triângulo). “A falta de empatia vem do ensino falho. Não vejo como o Brasil pode ser diferente com a educação que temos”, completou Frederico Fischer, de Belo Horizonte (Metropolitano).
A temática da sexualidade também foi destacada como uma forma de se vencer preconceitos e se evitar abusos, doenças sexualmente transmissíveis e gravidez indesejada. E a da cultura foi associada à diversidade do Brasil, ao conhecimento das nossas origens e ancestralidade, ao pertencimento. Também foi apontada como ferramenta para tirar o jovem da criminalidade.
Os jovens foram saudados pelo deputado Leleco Pimentel (PT), que contou sobre sua decisão de entrar para a política, tomada a partir de sua participação na Pastoral da Juventude e no movimento estudantil. “Entendi que as decisões políticas podem mudar a vida das pessoas”, justificou. Ele incentivou os jovens a crescerem em consciência e cidadania. “Que a Assembleia seja um lugar de formação e libertação”, completou.
O deputado ainda apresentou aos jovens o servidor Andrêy de Paula Macêdo, advogado e assessor parlamentar. Há 13 anos, ele participou do PJ Minas. Leleco Pimentel é membro da Comissão de Participação Popular, que é encarregada de dar encaminhamento às propostas votadas pelos jovens na Plenária Final. Nesta edição de 2023, eles debatem “Jovem e Mercado de Trabalho”. A votação final das propostas sobre esse tema ocorrem nesta sexta-feira (22).