Ordem DeMolay será homenageada na segunda (16) em Reunião Especial do Plenário
Ligada à maçonaria, instituição em prol do desenvolvimento da juventude fundada em 1919 nos EUA completa 40 anos de atividade em território mineiro.
11/10/2023 - 12:12O Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza Reunião Especial na próxima segunda-feira (16/10/23), a partir das 19 horas, para homenagear a Ordem DeMolay pelos 40 anos de atividade em Minas Gerais, iniciados com a fundação do Capítulo Belo Horizonte n° 12, em 18 de junho de 1983.
O requerimento que possibilitou o evento é de autoria de 26 parlamentares, tendo o deputado Duarte Bechir (PSD), 2º-vice-presidente da ALMG, como primeiro signatário. No documento, o parlamentar lembra a importância da homenagem e lembra a história da ordem em território mineiro.
Na programação da Reunião Especial estão previstos a composição da mesa de honra, execução do Hino Nacional e do Hino da Ordem DeMolay, entrega da placa com a homenagem, além de pronunciamentos de Duarte Bechir e de representante do homenageado.
A história da Ordem DeMolay remonta, segundo o requerimento, a fevereiro de 1919, quando nove jovens em torno de 16 anos de idade se reuniram em um templo maçônico, em Kansas City, no Missouri, nos Estados Unidos, e sob o patrocínio da maçonaria fundaram a instituição que atualmente congrega milhões ao redor do mundo. Seu primeiro líder foi Frank Sherman Land.
O nome da ordem é uma referência a Jacques DeMolay, último grão-mestre da Ordem dos Cavaleiros Templários que, ao ser queimado vivo em 18 de março de 1314, se tornou um mártir e exemplo de heroísmo, lealdade, coragem, fidelidade e tolerância.
Ainda de acordo com o requerimento, a Ordem DeMolay reúne duas bandeiras fundamentais: a luta pela manutenção das escolas públicas e a promessa da construção de um mundo com o melhor preparo da juventude, que um dia assumirá o comando de todas as atividades na sociedade contemporânea.
Em linhas gerais, o objetivo da ordem é, segundo definição expressa em seu site, criar bons cidadãos, que respeitam as leis, que convivam em harmonia com a sociedade, que auxiliem o próximo em suas necessidades básicas e educacionais e que, por meio do exemplo, sirvam como modelo a ser seguido por todos os jovens.