Notícias

Mostras de pintura e poesia concreta estão em cartaz na Galeria da ALMG

"Cidades da Europa", de Jô Ferreira, e “Desutensílios”, de Mário Alex Rosa, podem ser visitadas até o dia 10 de novembro.

19/10/2023 - 15:23
Imagem
Carrossel

A Galeria da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) recebe, desta segunda-feira (23/10/23) até 10 de novembro, as exposições "Cidades da Europa", de Jô Ferreira, e “Desutensílios – Wor(d)k in progress”, de Mário Alex Rosa. O espaço fica aberto à visitação das 8 às 19 horas.

Alerta

Cidades da Europa

A exposição reúne pinturas em acrílica sobre tela que retratam algumas das cidades mais icônicas da Europa, como Paris, Florença, Milão, Bruxelas e Nápoles. Nas telas, as pinceladas coloridas e cheias de vida de Jô Ferreira trazem um clima de beleza e encantamento, desnudando cenários externos como ruas, fachadas de prédios e monumentos, e também internos, como cafés e bistrôs. 

Jô Ferreira - O artista mineiro foi aluno de pintores renomados no cenário brasileiro, como Yara Tupynambá, Léo Brizola, Zanne Neiva, Marcelo AB e Gláucia Carleal. Jô pinta o abstrato e o figurativo, e sua obra abarca paisagens, naturezas mortas, cenários urbanos, casarios e a vida cotidiana. 

Jô participou de exposições individuais nas cidades mineiras de Monte Carmelo, Araguari, Augusto de Lima, Timóteo e Montes Claros. Também expôs em Tiradentes e em diversos espaços da Capital mineira, como na Casa dos Contos, na Feira Brasileira de Eventos, no Banco Central e na própria Assembleia. Fora do Brasil, o artista expôs na Áustria e na Inglaterra.

Desutensílios – Wor(d)k in progress

A exposição reúne uma série de objetos e poemas-objetos, em que Mário Alex Rosa busca um diálogo entre a linguagem plástica e a visualidade poética. Nas obras, o artista se aproxima da percepção visual tanto do objeto em si quanto da palavra. Da combinação de ambos pode surgir uma nova peça como se uma referenciasse a outra, provocando assim uma terceira imagem.

As referências de Mário vão dos “ready-mades” (objetos industrializados retirados de contexto e transformados em arte) de Marcel Duchamp à poesia de Joan Brossa, reprocessadas por um olhar artístico em que a palavra sempre está em contato íntimo com a imagem.

Mário Alex Rosa - Professor, poeta e artista visual, Mário nasceu em São João del-Rei. É formado em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e possui mestrado e doutorado em Literatura Brasileira na Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é docente no Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH). O artista já participou de exposições de artes visuais e também teve diversos poemas publicados em revistas literárias no Brasil.

 

Programação Assembleia Cultural - outubro/23

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine