Montes Claros sedia audiência sobre comunidades tradicionais
Evento será realizado pela Comissão de Turismo, nesta quarta-feira (11), no anfiteatro da Unimontes.
10/09/2024 - 09:22A partir das 14 horas desta quarta-feira (11/9/24), o anfiteatro da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) recebe audiência pública da Comissão Extraordinária de Turismo e Gastronomia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
O encontro tem como objetivo debater, sob a ótica do turismo de base comunitária, os direitos da natureza e dos povos e comunidades tradicionais.
A iniciativa é da vice-presidenta da Assembleia, deputada Leninha (PT). A atividade integra o VII Colóquio Internacional de Povos e Comunidades Tradicionais, promovido pela universidade.
Durante o evento, pesquisadores, pescadores, quilombolas, indígenas, vazanteiros, geraizeiros, líderes de movimentos e pastorais sociais refletem sobre ancestralidade e justiça climática. “Vamos reafirmar a união dos povos contra a exclusão e o compromisso com a diversidade da vida, com o direito à terra e às suas tradições”, diz Leninha, no requerimento pela audiência.
Entre as presenças confirmadas, estão a dos procuradores Edmundo Antônio Dias Netto Júnior e Afonso Henrique de Miranda Teixeira, e da superintendente da Secretaria de Patrimônio da União em Minas Gerais, Lorhany Ramos de Almeida. Também devem participar da audiência a coordenadora do Comitê Povos Tradicionais, Meio Ambiente e Grandes Projetos da Associação Brasileira de Antropologia, Felisa Cançado Anaya, e o representante do Movimento pela Soberania Popular na Mineração, Luiz Paulo Siqueira.