Ministro e secretário federais visitam Legislativo mineiro
Representantes da pasta de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome foram recebidos no Salão Nobre da Casa.
21/08/2023 - 17:28O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Tadeu Martins Leite (MDB), e a 1ª-vice-presidenta, deputada Leninha (PT), acompanhados de diversos parlamentares da Casa, receberam, no Salão Nobre da ALMG, nesta segunda-feira (21/8/23), o ministro e o secretário nacional da pasta de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, respectivamente Wellington Dias e André Quintão. Durante o encontro, ministro e secretário destacaram os desafios e as prioridades da pasta.
O secretário André Quintão informou que, nestes primeiros meses que chamou de “reconstrução da pasta”, o ministério vem trabalhando na regularização da assistência social em todo o País. Ele também enfatizou que foram destinados R$ 240 milhões em repasses para Minas Gerais.
Por fim, salientou que ficará no Estado alguns dias realizando reuniões e encontros, a fim de trabalhar em questões prioritárias da pasta em Minas, como, por exemplo, a repactuação do acordo referente à reparação pela tragédia de Mariana.
O ministro Wellington Dias ressaltou que a pasta possui vários programas considerados prioritários, sendo “o combate à fome o maior desafio dessa reestruturação”. Saudando a boa acolhida do Legislativo mineiro, enfatizou sua disposição de trabalhar em parceria com estados, municípios e a sociedade. “Temos o compromisso de trabalhar juntos, afinal quem conhece de Minas Gerais são vocês, a bancada estadual e a bancada federal. E, a pedido do presidente Lula, estamos fortalecendo esse elo”, disse o ministro. Ele ainda destacou a importância e abrangência do Sistema Único de Assistência Social (Suas).
Relação com o Parlamento
Para o presidente da Casa, a presença do ministro na ALMG demonstra o respeito do governo federal em relação ao Parlamento mineiro. “É importante aproximar as pautas e o diálogo. Temos valiosas questões relacionadas ao trabalho desta pasta, como a reparação à tragédia de Mariana, um tema de grande relevância para Minas Gerais e para o Parlamento, tanto que criamos uma Comissão Extraordinária de Acompanhamento do Acordo de Mariana”, disse Tadeu Martins Leite, ressaltando que a ALMG está sempre de portas abertas.
O encontro ainda contou com presença de parlamentares federais, além do atual presidente da Empresa Gestora de Ativos (Emgea) e ex-governador de Minas, Fernando Pimentel.
Neste ano, sete representantes do governo federal foram recebidos pelo Legislativo mineiro. Além de Wellington Dias e André Quintão, já estiveram na Casa as ministras do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara; e também os ministros Alexandre Silveira, de Minas e Energia; Luiz Marinho, do Trabalho; e Márcio Macêdo, da Secretaria-Geral da Presidência da República.