Notícias

Mesa da Assembleia cria quatro comissões extraordinárias

O prazo para funcionamento das comissões será de um ano, prorrogável pelo mesmo período.

09/03/2023 - 18:39 - Atualizado em 13/03/2023 - 16:54
Imagem

A criação de quatro comissões extraordinárias foi efetivada por Decisão da Mesa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) durante a Reunião Ordinária desta quinta-feira (9/3/23). De acordo com a decisão, todas as comissões funcionarão pelo prazo de um ano, que pode ser prorrogado uma vez, pelo mesmo período ou prazo menor.

Botão

Duas das comissões já funcionaram na legislatura passada: a Comissão Extraordinária de Turismo e Gastronomia e a Comissão Extraordinária de Proteção aos Animais. Além destas, também foram criadas a Comissão Extraordinária de Acompanhamento do Acordo de Mariana e a Comissão Extraordinária de Prevenção e Enfrentamento do Câncer.

As justificativas apontadas para criação da Comissão Extraordinária de Proteção aos Animais são a necessidade de promover a proteção dos animais e de estabelecer parâmetros de seu bem-estar; a importância de ampliar os debates acerca das implicações éticas do uso de animais pelo ser humano; e a necessidade de aprimoramento da legislação de proteção aos animais em face da competência normativa do Estado.

Seu objetivo será fomentar debates e propor medidas relacionadas a gestão e bem-estar dos animais, a situação e o papel das associações de proteção animal, políticas de educação, conscientização e incentivo à adoção responsável, bem como outros aspectos relacionados com a defesa e proteção dos animais.

Vídeo

Já a criação da Comissão Extraordinária de Turismo e Gastronomia considerou a importância do turismo para o setor econômico e sua contribuição para a criação de novos negócios e para o aumento da produção de bens e serviços; o papel relevante da atividade turística no desenvolvimento das localidades, na melhoria da infraestrutura e na geração de emprego e renda; e o potencial turístico do Estado que abriga conjunto expressivo de bens históricos e culturais brasileiros, bem como sua vocação para o turismo ecológico.

Outras justificativas apontadas são a constatação de que a gastronomia é uma das principais formas de expressão da identidade e da cultura mineira e sua importância para promoção do turismo; a grande diversidade de festivais de gastronomia, que possibilitam a interação entre consumidores e produtores, colocando o Estado em posição de destaque no cenário gastronômico nacional; a necessidade de valorizar e proteger os produtos e modos de fazer tradicionais de Minas Gerais; e a relevância do debate sobre os temas.

As finalidades da comissão serão fomentar debates relativos ao desenvolvimento e à expansão das atividades e dos serviços turísticos; discutir mecanismos para potencializar o crescimento do setor turístico com o uso sustentável de ativos ambientais e culturais do Estado; e promover ações de valorização de produtos da gastronomia mineira e de fortalecimento de roteiros gastronômicos.

Comissões novas

Áudio

A Comissão Extraordinária de Acompanhamento do Acordo de Mariana terá a função de acompanhar as negociações de um novo Acordo de Reparação dos impactos causados pelo rompimento da Barragem de Fundão, seus desdobramentos e o efetivo cumprimento das reparações devidas.

Para criá-la, a mesa da Assembleia considerou, além do rompimento da Barragem de Fundão, da mineradora Samarco, de propriedade das empresas BHP Billiton e Vale, em Mariana, ocorrido em 5 de novembro de 2015, também os atrasos e os descumprimentos das cláusulas do Acordo de Reparação dos impactos socioambientais e socioeconômicos causados.

Esse acordo foi celebrado pela União, pelo Estado de Minas Gerais, pelo Estado do Espírito Santo e pelas empresas Samarco, BHP Billiton e Vale, em 2 de março de 2016. A Assembleia também levou em conta, para criação da comissão, as notícias de negociações relativas a um novo Acordo de Reparação.

A outra comissão criada, a Comissão Extraordinária de Prevenção e Enfrentamento do Câncer, levou em conta a crescente incidência de câncer no Brasil; a necessidade de se ampliar o acesso aos exames de rastreamento e de diagnóstico precoce do câncer; e a oferta insuficiente de serviços de oncologia habilitados no Sistema Único de Saúde (SUS) e a disparidade na distribuição territorial desses serviços no Estado.

Outras justificativas foram a dificuldade de acesso a quimioterápicos e a demora na incorporação de novos medicamentos pelo SUS para o tratamento do câncer; a baixa oferta de ações de reabilitação e de cuidado paliativo do paciente com câncer; e a importância de se acompanhar o cumprimento das normas em vigor que tratam dos prazos para realização de exames para a confirmação diagnóstica do câncer e para o início do primeiro tratamento do paciente. A comissão terá a finalidade de discutir soluções para esses problemas.

Durante a mesma Reunião Ordinária, foram lidas em Plenário as indicações, pelos blocos parlamentares, das deputadas e deputados que integrarão essas comissões extraordinárias. Os parlamentares designados estão indicados na tabela a seguir.

Tabela
Comissão Extraordinária de Proteção aos Animais
Efetivos Suplentes

Noraldino Júnior (PSC)

Leandro Genaro (PSD)

Chiara Biondini (PP)

Maria Clara Marra (PSDB)

Doutor Jean Freire (PT)

Nayara Rocha (PP)

Marli Ribeiro (PSC)

Mauro Tramonte (Republicanos)

Gustavo Santana (PL)

Lohanna (PV)

Comissão Extraordinária de Turismo e Gastronomia
Efetivos Suplentes

Mauro Tramonte (Republicanos)

Grego da Fundação (PMN)

Bosco (Cidadania)

Cristiano Silveira (PT)

Betinho Pinto Coelho (PV)

Ione Pinheiro (União)

Oscar Teixeira (PP)

Gustavo Santana (PL)

Leninha (PT)

Mário Henrique Caixa (PV)

Comissão Extraordinária de Acompanhamento do Acordo de Mariana
Efetivos Suplentes

Cássio Soares (PSD)

Carlos Henrique (Republicanos)

Gustavo Santana (PL)

Ulysses Gomes (PT)

Doutor Jean Freire (PT)

Rafael Martins (PSD)

Gustavo Valadares (PMN)

Betinho Pinto Coelho (PV)

Beatriz Cerqueira (PT)

Leleco Pimentel (PT)

Comissão Extraordinária de Prevenção e Enfrentamento do Câncer
Efetivos Suplentes

Enes Cândido (PP)

Grego da Fundação (PMN)

Elismar Prado (Pros)

Doutor Paulo (Patri)

Luizinho (PT)

Doutor Wilson Batista (PSD)

Eduardo Azevedo (PSC)

Maria Clara Marra (PSDB)

Alê Portela (PL)

Ana Paula Siqueira (Rede)

Áudio

Criadas quatro novas comissões extraordinárias TV Assembleia
Reunião Ordinária - tarde - análise de proposições

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine