Notícias

Medalha dos Gerais homenageia parlamentares da ALMG

Presidente da Casa, deputado Tadeu Martins Leite, participou da entrega das comendas aos cinco colegas do Legislativo agraciados com a honraria.

08/12/2023 - 08:52 - Atualizado em 11/12/2023 - 09:39
Imagem

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Tadeu Martins Leite (MDB), compôs o dispositivo de honra e participou da entrega de comendas a homenageados com a “Medalha dos Gerais: Maria da Cruz e Matias Cardoso”, entre os quais cinco colegas do Parlamento. A solenidade de entrega foi realizada no município de Matias Cardoso (Norte de Minas), nesta sexta-feira (8/12/23), dia da Padroeira da cidade: Nossa Senhora da Conceição.

Ao todo, foram agraciadas 21 personalidades cuja atuação contribui para o desenvolvimento cultural, social e econômico da Região Norte do Estado. Além dos membros da ALMG, indicados pelo presidente Tadeu Martins Leite, a homenagem se estendeu a várias autoridades, entre as quais, o procurador-geral do Estado, Jarbas Soares Júnior, também natural do Norte mineiro, que recebeu o “Grande Colar”.

Foram 10 medalhas Maria da Cruz, que são dedicadas às mulheres; e 10 comendas Matias Cardoso, destinadas aos homens. Os parlamentares da ALMG que receberam a honraria foram: a 1ª vice-presidenta, deputada Leninha (PT); e os deputados Arlen Santiago (Avante), Gil Pereira (PSD), Oscar Teixeira (PP) e Ricardo Campos (PT), todos naturais do Norte de Minas e atuantes na região.

Para o presidente da Assembleia, além de registrar cidadãs e cidadãos que trabalham em prol desta que também é a sua região natal, a comenda ainda é uma oportunidade de dar a devida atenção para o Norte de Minas e reconhecer suas potencialidades.

Citação

Elogiando o desenvolvimento que o Norte de Minas vem alcançando, o governador Romeu Zema (Novo) abordou investimentos recentemente captados pelo Governo, que, segundo ele, trarão novas empresas e devem gerar milhares de empregos neste sertão mineiro. O chefe do Executivo ainda afirmou que "divulgar Minas de forma descentralizada e ver todas as regiões se desenvolvendo" sempre foi uma meta de seu governo.

Orador oficial do evento, o procurador-geral de Justiça também elogiou a presença dos conterrâneos Tadeu Martins Leite e Leninha, ambos à frente do Parlamento mineiro. Ainda foram lembrados por Jarbas Soares Júnior os demais parlamentares homenageados com a comenda, pelo que "fizeram e fazem em prol do desenvolvimento Norte do Estado", ressaltando que os filhos da região são "refratários aos que aqui vieram levar, nunca aos que vierem somar". 

Imagem

O prefeito de Matias Cardoso, Maurelio Santos Pereira (Avante), destacou a importância da comenda e seu significado simbólico, também enfatizou o empenho de parlamentares da Assembleia em prol da criação desta medalha que valoriza a região e seu povo.

"Fico feliz de ver o Norte de Minas na presidência e na vice-presidência da Assembleia Legislativa e na Procuradoria-Geral do Estado. Isso mostra o valor e a relevância da região e de seus filhos", elogiou Maurélio Santos. O prefeito aproveitou para anunciar que serão destinadas à restauração da Matriz de Nossa Senhora da Conceição verbas da ordem de R$ 2 milhões.

Durante a solenidade, houve apresentações da Comunidade Quilombola da Lapinha, de Matias Cardoso; além de performances da Banda de Música da 11ª Região da Polícia Militar, de Montes Claros; e de uma jovem estudante matiense que entoou o Hino oficial da cidade.

Matias Cardoso é capital do Estado em 8 de dezembro

Imagem

O município de Matias Cardoso é conhecido por sediar a primeira igreja católica construída em Minas Gerais, a Matriz Nossa Senhora da Conceição, localizada na Praça Cônego Maurício, onde foi montada a estrutura que sediou a solenidade. Nesta data de entrega da comenda, conhecida como Dia dos Gerais, a Capital do Estado é simbolicamente transferida para a cidade. 

A Medalha das Gerais foi criada por decreto, em 2011, para homenagear os gerazeiros do Estado. A comenda masculina homenageia o bandeirante, capitão e mestre de campo Matias Cardoso de Almeida. No século XVII, ele partiu de São Paulo com pouco mais de uma centena de companheiros, integrantes da Bandeira de Fernão Dias. Em sua expedição, foi o responsável por fundar comunidades na região Norte de Minas Gerais, entre as quais a cidade que hoje recebe o seu nome.

Já a medalha feminina, homenageia Maria da Cruz, esposa do sobrinho de Matias Cardoso. Ela administrava a fazenda Pedras de Baixo, cuja casa grande era um orfanato. Empregava jovens, sustentava e cuidava de enfermos e inválidos, além de contribuir na educação de crianças e adolescentes, pagando mestres de leitura, música e ofício. 

ALMG participa da cerimônia de comemoração do Dia dos Gerais e entrega das medalhas Matias Cardoso e Maria da Cruz
ALMG participa da cerimônia de comemoração do Dia dos Gerais e entrega das medalhas Matias Cardoso e Maria da Cruz
"Preciso dizer de minha honra e orgulho de estar aqui nesta solenidade, de uma medalha tão importante para a nossa região, que é reconhecimento e correção de nossa História. Nós somos daqui e, para onde formos, levaremos nossa região em nosso peito e em nossas ações. Tenho muita alegria em ver estes filhos do Norte de Minas aqui homenageados. Quando o assunto é defesa da região e de nosso Estado, todos que aqui estão, e outros conterrâneos, muito fazem."
Tadeu Martins Leite
Dep. Tadeu Martins Leite
Imagens e vistas gerais de municípios - Matias Cardoso

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine