Medalha Santos Dumont será entregue em 18 de novembro
Conselho Permanente se reuniu na Assembleia de Minas no último mês de setembro. Indicações devem foram feitas até 2 de outubro.
24/09/2024 - 12:42 - Atualizado em 11/11/2024 - 11:06A Medalha Santos Dumont será entregue no dia 18 de novembro, na cidade onde nasceu o Pai da Aviação, na Zona da Mata mineira. O Conselho Permanente da Medalha se reuniu na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na terça-feira (24/9/24), no Salão Nobre. O encontro foi conduzido pelo chefe do Legislativo, deputado Tadeu Leite (MDB), que também exerce a presidência do conselho.
De acordo com o secretário de Estado de Comunicação Social, Bernardo Santos, a honraria é geralmente concedida no mês de outubro, durante a Semana da Asa, que marca as celebrações do Dia do Aviador, em 23 de outubro. No entanto, a proximidade com o segundo turno das eleições municipais de 2024 e uma missão internacional do governador Romeu Zema (Novo) adiaram o evento para novembro.
Além disso, o secretário explicou que o local será definido e poderá ser na Fazenda Cabangu, onde tradicionalmente ocorre, ou em um espaço fechado, a depender do período das chuvas.
O Conselho Permanente da Medalha é composto por 22 membros. Cada um pode propor até quatro indicações para agraciamento, que devem ser feitas até o dia 2 de outubro.
Medalha foi criada na década de 1950 e destaca contribuições relevantes
A Medalha Santos Dumont foi criada pela Lei 1.493, de 1956, e regulamentada pelo Decreto 5.136, do mesmo ano, com o objetivo de comemorar o primeiro voo de aeronave mais pesada do que o ar, realizado em 23 de outubro de 1906 por Alberto Santos Dumont. Por isso ele é considerado o Pai da Aviação e patrono da Aeronáutica Brasileira.
A condecoração é destinada a aviadores civis e militares e a pessoas que tenham contribuído para o desenvolvimento da aviação no país, assim como a cidades e instituições, sociedades, membros do Corpo Diplomático, escritores e jornalistas especializados em assuntos de navegação aérea ou a ela diretamente relacionados.
A honraria possui quatro graus: Grande Colar, destinado exclusivamente a chefes de Estado, de Governo, de Poderes dos Estados e Capitais e ministros de Estado; Grau Ouro; Grau Prata; e Grau Bronze.