Notícias

Maior acesso a fertilizantes será tema de audiência na ALMG

Audiência da Comissão de Agropecuária debaterá monopólio externo, importação cara e ameaça de crise de abastecimento que pode afetar o agronegócio em Minas Gerais.

13/06/2023 - 11:55
Imagem

A Comissão de Agropecuária e Agroindústria da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza audiência pública nesta quarta-feira (14/6/23) para debater os avanços na utilização de biofertilizantes e fertilizantes químicos no Estado, além dos desafios e investimentos na sua produção. O debate acontecerá a partir das 15 horas, no Plenarinho II.

Os requerimentos para a realização da reunião são de autoria do 1º-secretário da ALMG, deputado Antonio Carlos Arantes (PL), e do presidente da comissão, Raul Belém (Cidadania).

Botão

Antonio Carlos Arantes, que também é produtor rural, destaca, no requerimento que deu origem à audiência, que o fácil acesso a fertilizantes químicos e biofertilizantes de alta qualidade, e a preços competitivos, é fundamental para o desenvolvimento do agronegócio nacional, daí a importância da audiência pública.

Citação

O parlamentar cobra ações do poder público para fomentar o setor, tendo em vista que poucas empresas detém o monopólio mundial da produção destes insumos, com a possibilidade de se instalar uma crise de abastecimento.

“E a importação está cada vez mais cara, inviabilizando o crescimento do agronegócio dentro dos parâmetros desejáveis pela agroindústria mineira, que tem sido exemplo de sustentabilidade para nosso País”, aponta Antonio Carlos Arantes, ainda no requerimento.

Convidados

Para a audiência pública foram convidados representantes das secretarias de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e de Desenvolvimento Econômico (Sedes), da Superintendência de Agricultura em Minas Gerais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Embrapa), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

Foram chamados ainda representantes da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), do Centro Nacional de Pesquisa Agropecuária de Milho e Sorgo, da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho) e da Fundação de Excelência Rural de Uberlândia (Ferub), ligada à prefeitura desta cidade.

Por fim, na lista de convidados estão ainda representantes de empresas do setor, como a Verde Agritech, Grupo JM Ambiental e EuroChem Fertilizantes Tocantis.

Comissão de Agropecuária e Agroindústria - visita a horticultores de Mário Campos
“Somos o celeiro do mundo e para que possamos continuar a produzir e fornecer produtos de altíssima qualidade em grande escala, a produção e a aquisição desses insumos indispensáveis para o bom funcionamento da atividade agrícola precisa ser pauta vigente na nossa sociedade, o que requer especial atenção desta Casa.”
Antonio Carlos Arantes
Dep. Antonio Carlos Arantes

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine