Notícias

Luta por acesso à saúde é tema de audiência nesta terça (27)

Debate, às 15h30, no Plenarinho II, vai focar em pacientes com distúrbios do sono e Esclerose Lateral Amiotrófica.

26/02/2024 - 11:03
Imagem

A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai realizar, nesta terça-feira (27/2/24), uma audiência de convidados para tratar da luta pelo direito à saúde na perspectiva do Movimento de Conscientização Família UAI de Hipersonia Idiopática e Narcolepsia de Minas Gerais e do Movimento em Defesa dos Direitos da Pessoa com Esclerose Lateral Amiotrófica (Movela).

A reunião, solicitada pelo deputado Betão (PT), vai ocorrer às 15h30, no Plenarinho II. Na ocasião, vão ser entregues diplomas referentes a votos de congratulações formulados a esses movimentos.

Botão
Citação

O deputado Betão salienta ainda que, junto com representantes do Movela, lutou para que o Hospital Universitário de Juiz de Fora (Zona da Mata) fosse habilitado para o atendimento aos pacientes com doenças raras porque, conforme disse, o diagnóstico correto e precoce salva vidas.

O parlamentar acrescenta que, nesse sentido, já apresentou pedido para capacitação de profissionais por meio do Ministério da Saúde e também da Escola de Saúde de Minas Gerais.

Para a reunião, foram convidadas a idealizadora do Movimento Família UAI-MG, Cecília Aparecida do Carmo, a integrante desse movimento, Lidiane Rodrigues Rabelo, a vice-presidente do Movela, Mônica Pereira Dato Guarnieri, e a fonoaudióloga e membro do Comitê Científico e do Conselho Administrativo da Associação Pró-Cura da ELA, Tamara Elisa Rocha Braga.

Hipersonia idiopática e narcolepsia

Narcolepsia e hipersonia idiopática são distúrbios do sono. Nesses casos, há sonolência excessiva durante o dia, mesmo quando a pessoa dormiu bem à noite.

A cataplexia, ou seja, a perda súbita e reversível da força muscular durante a vigília, é o único sintoma exclusivo da narcolepsia.

Esses distúrbios podem comprometer a vida pessoal, social e profissional daqueles que os portam.

Esclerose Lateral Amiotrófica

A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é uma doença neurodegenerativa, crônica, progressiva e fatal, porque até o momento não tem cura.

O paciente enfrenta uma progressiva paralisia/atrofia dos membros superiores e inferiores, que em pouco tempo impossibilita a locomoção e a realização de qualquer atividade que envolva o uso da musculatura corporal como um todo, embora mantenha a atividade cognitiva preservada.

Reunião Ordinária - tarde - orador
"A homenagem que a gente faz hoje é uma forma de chamar atenção para esse tema. As doenças raras têm um impacto significativo na saúde de uma população muito grande no Estado de Minas Gerais e, por isso, os profissionais dessa área devem estar familiarizados com o seu diagnóstico, gestão e também tratamento.”
Betão
Dep. Betão

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine