Lesbofobia será tema de audiência nesta quinta-feira (16)
Negligências nos serviços de saúde, violências sofridas por essas mulheres e lesbicídios são alguns dos assuntos a serem debatidos.
15/05/2024 - 11:45A lesbofobia e o lesbocídio serão tema de audiência pública da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta quinta-feira (16/5/24). A reunião, solicitada pela deputada Bella Gonçalves (Psol), será às 16h no Auditório da Casa Legislativa.
Como explica o requerimento, a lesbofobia é o ódio contra mulheres lésbicas que está na interseção entre a homofobia (ódio por causa da orientação sexual) e do machismo (motivado pelo gênero). Mesmo dentro da comunidade LGBTQUIA+, as especificidades das violências sofridas por essas mulheres seriam caladas, já que é dado maior destaque às questões vivenciadas por homens homossexuais.
Com a reunião, a deputada pretende dar visibilidade às pautas desse grupo. Devem ser discutidas questões como negligências sofridas nos serviços de saúde pelas mulheres lésbicas e violências especificamente direcionadas a elas, como fetichização da sua sexualidade, ameaças de “estupros corretivos”, agressões psicológicas e físicas, além de assassinatos (lesbocídios).
No que tange às negligências nos serviços de saúde, um dos problemas enfrentados por essas mulheres é a invisibilidade das suas relações sexuais, com poucas informações e poucos profissionais preparados para esclarecer dúvidas e atender demandas sobre prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), por exemplo.
Já a fetichização da sua sexualidade é a objetificação dos corpos e das vivências sexuais dessas mulheres, que são colocados a serviço dos homens, o que resulta muitas vezes em abordagens constrangedoras nos espaços públicos. Os chamados “estupros corretivos” são as violências sexuais alegadamente realizadas para “corrigir” a sexualidade dessas mulheres. Por fim, os lesbocídios são os assassinatos de mulheres lésbicas em razão da sua orientação sexual.
