Jovens participam das plenárias municipais do PJ Minas 2023
Encontros prosseguem até o início de agosto. Propostas sobre o tema Jovem e Mercado de Trabalho começam a ser consolidadas nessa etapa.
27/06/2023 - 14:10 - Atualizado em 23/08/2023 - 16:31Câmaras participantes do Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas) 2023 deram a largada, neste mês, para as plenárias municipais. Nesta fase, os jovens discutem e votam propostas sobre o tema da atual edição, priorizam aquelas que serão levadas à Plenária Regional, elegem representantes para essa próxima fase e também sugerem temas para 2024.
Cada um dos 132 municípios do PJ Minas 2023 realiza sua plenária. O cronograma dos encontros já agendados vai até o início de agosto e há alguns com data ainda a ser confirmada. Como preparação, os jovens participam de encontros de formação política e temática e também fazem um diagnóstico local das questões relacionadas ao tema.
O PJ Minas é um programa de educação política e cidadã voltado para jovens do ensino médio, desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio da Escola do Legislativo, em parceria com câmaras municipais e com apoio da PUC Minas.
O tema deste ano, Jovem e Mercado de Trabalho, tem como subtemas “Desenvolvimento Econômico e Mercado de Trabalho”, “Escolaridade e Qualificação Profissional” e “Jovens em situação de vulnerabilidade e inclusão no trabalho”.
É a partir desses subtemas que as propostas começam a ser gestadas. Em Extrema, no Polo Sul I, três grupos de trabalho prepararam as sugestões para a votação na plenária, realizada no último dia 14. Uma mesa diretora também foi eleita para coordenar os trabalhos, nos mesmos moldes da Plenária Estadual.
“Essa dinâmica é válida para que eles tenham essa experiência adotada na plenária final”, reforça Mariana Lima, coordenadora municipal. Ela destaca a boa participação dos jovens e a empolgação para as próximas etapas.
Linha de crédito
Para o primeiro subtema, os jovens priorizaram a criação de um programa de incentivo ao empreendedorismo juvenil, com linhas de crédito especiais para garantir os investimentos necessários e a capacitação.
Quanto à qualificação profissional, a sugestão foi de cursos e aulas práticas gratuitas que possam aprimorar o currículo dos jovens. E para aqueles em situação de vulnerabilidade, a criação de uma cota de vagas nas empresas privadas.
Segundo Mariana, no Polo Sul I, todos os jovens participarão da Plenária Regional. Por isso, não houve eleição de delegados. Mas o número de votos é equilibrado. “O polo não é grande. Então a cidade que tem o menor número de participantes serve de parâmetro para o número de votos de cada município”, explica.
Parceiros e pais prestigiam reunião em Muzambinho
A plenária municipal de Muzambinho, no Polo Sudoeste, contou com a participação dos parceiros do projeto, como os professores do Instituto Federal do Sul de Minas, e também de muito pais, além de lideranças políticas. O encontro também foi realizado no dia 14 de junho.
Thaisa Vieira, da coordenação municipal, destaca essa particularidade como essencial na preparação dos jovens. “Temos alunos da rede federal e da rede estadual. Assim também, temos a participação de gestores das duas redes e isso é ótimo”, reforça.
Com 18 municípios, o Polo Sudoeste é o maior do PJ Minas 2023 e, por isso, tem três reuniões microrregionais. Em função disso, para cada subtema, os jovens de Muzambinho selecionaram três propostas. Elas serão novamente priorizadas nessa etapa intermediária, antes da Plenária Regional.
Para o subtema “Desenvolvimento Econômico e Geração de Trabalho”, os jovens propõem subvenção para empresas que contratam formalmente jovens aprendizes; ampliação desse programa; e microcrédito com financiamento acessível, na mesma linha da sugestão de Extrema.
Para “Escolaridade e Qualificação Profissional”, as sugestões englobam o incetivo para a realização de feiras de profissões e outras formas de orientação profissional; cursos profissionalizantes gratuitos; e campanhas de incentivo e valorização do conhecimento.
Por fim, no subtema “Jovens em Situação de Vulnerabilidade e Inclusão no Trabalho”, as propostas são de incremento de bolsas de iniciação científica e auxílios para jovens nessa condição; isenção para retirada de documentos; e um diagnóstico da evasão escolar, com campanhas e projetos que consigam trazer os jovens de volta à escola.
A escolha do tema para a próxima edição do PJ Minas também começa na etapa municipal. Em Extrema, os jovens sugeriram “Adoção e suas dificuldades”. Em Muzambinho, “Combate e prevenção à violencia entre os jovens”. “Essa é a realidade deles. E o PJ Minas é um projeto com a cara dos jovens”, salienta Thaisa Vieira. As sugestões de cada município também seguem para o respectivo polo, onde novo debate e novas escolhas são feitos na Plenária Regional.