Jovens do PJ Minas se reúnem para deliberar sobre mercado de trabalho
Estudantes dos 132 municípios participantes estarão em Belo Horizonte para a etapa estadual, entre 20 e 22 de setembro.
15/09/2023 - 14:23 - Atualizado em 18/09/2023 - 08:03As discussões e votações finais sobre o tema Jovem e Mercado de Trabalho já estão agendadas. Elas ocorrerão na etapa estadual do Parlamento Jovem de Minas 2023 (PJ Minas), entre quarta (20/9/23) e sexta-feira (22). Além da presença de representantes dos 132 municípios que participam dessa edição, jovens também poderão acompanhar a plenária e votar remotamente no tema da próxima edição.
O PJ Minas é um programa de formação política e cidadã destinado aos estudantes do ensino médio, realizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em parceria com câmaras municipais e com apoio da PUC Minas. Além dos estudantes, coordenadores do projeto e vereadores também são aguardados.
Desenvolvido em rede, o PJ Minas tem etapas municipais, regionais e a estadual. Anualmente, os jovens elegem um tema relevante para a sociedade, que é debatido em cada uma dessas etapas. Eles também elaboram propostas para aprimorar as políticas públicas locais, regionais e para o Estado e fazem a votação final dessas propostas na Etapa Estadual.
O presidente da ALMG, deputado Tadeu Martins Leite (MDB), destaca que a participação dos jovens na política é fundamental para inovar e transformar a sociedade. Ele também avalia que a aproximação institucional entre o Parlamento, as câmaras municipais e os estudantes, mais do que estreitar laços, contribui para uma formação cidadã.
O objetivo da Assembleia, ainda de acordo com o presidente, é engajar cada vez mais municípios no PJ Minas e estimular a participação dos estudantes.
Programação
As atividades da etapa estadual serão realizadas na ALMG. Na quarta-feira (20), a partir das 13 horas, os estudantes serão acolhidos na Casa, receberão informações sobre a dinâmica dos grupos de trabalho e da plenária final e participarão de uma vivência de entrosamento.
Na quinta (21), os grupos de trabalho se reúnem para priorizar as propostas de cada um dos três subtemas: desenvolvimento econômico e geração de trabalho; escolaridade e qualificação profissional; jovens em situação de vulnerabilidade e inclusão no trabalho. Ainda pela manhã tem início o encontro com as coordenações municipais e regionais do projeto.
Já à tarde, a partir das 14 horas, começa a escolha do tema para a edição de 2024. Os estudantes escolherão entre: Melhorias no ensino escolar; Sexualidade na juventude; ou Cultura e juventude.
A votação será híbrida, com a participação dos jovens presentes na ALMG e a votação on-line dos que estão no interior, por meio de um link enviado no dia da votação. A atividade terá transmissão ao vivo pelo canal da Assembleia no YouTube.
Na sexta-feira (22), no Plenário da ALMG, jovens iniciam a plenária final propriamente dita, com a votação das propostas que foram construídas e aprimoradas ao longo de todo o ano. O documento final é entregue à ALMG e pode subsidiar projetos e outras iniciativas do Parlamento. A programação deve se encerrar às 17h30.