Instalação de albergue no bairro Floresta, em BH, motiva audiência
Local abrigaria pessoas em situação de rua, mas moradores da região seriam contra a proposta.
19/09/2023 - 09:37O projeto da Prefeitura de Belo Horizonte para instalação de um albergue no Bairro Floresta, Região Centro-Leste da Capital, para pessoas em situação de rua, está dividindo opiniões e será debatido em audiência pública nesta quarta-feira (20/9/23), na Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização.
A reunião será realizada às 16 horas, no Auditório do andar SE da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), e foi solicitada pelo deputado Professor Wendel Mesquita (Solidariedade).
"A audiência foi pedida diante das preocupações e insatisfações dos residentes e comerciantes do Bairro Floresta em relação à decisão de instalar um albergue na Rua Flávio dos Santos para acolher pessoas em situação de rua", justifica o deputado em seu requerimento.
Ele afirma que a discussão vai permitir que os moradores apresentem suas próprias propostas alternativas ao albergue, promovendo um diálogo entre todas as partes envolvidas, e na sua avaliação será ainda uma oportunidade para esclarecer os critérios técnicos que fundamentam a suposta implementação pela Prefeitura, discutir os custos envolvidos e avaliar o número de pessoas a serem atendidas.
Diálogo
Entre os convidados estão representantes da Prefeitura de Belo Horizonte, do Ministério Público, do Conselho Comunitário de Segurança Pública da região, e de órgãos como Guarda Municipal, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, além da Associação dos Moradores do Bairro Floresta e do Movimento Belo Horizonte Cidadania Efetiva.
Conforme divulgado pela imprensa, moradores seriam contra a instalação de mais um albergue para pessoas em situação de rua argumentando que a região já contaria com 15 unidades de acolhimento como essa.
Outras alegações são a de que a criminalidade poderia aumentar na região, de que a PBH não teria dialogado com as partes nem feito estudo de impacto de vizinhança, e também de que haveria irregularidades na obra.

