Influência da comunidade italiana em Minas pauta audiência
Comissão de Turismo e Gastronomia recebe convidados para o lançamento da Frente Parlamentar Minas-Itália.
22/04/2024 - 10:12A Comissão Extraordinária de Turismo e Gastronomia recebe convidados para debater a valorização da comunidade italiana estabelecida em Minas e sua influência na gastronomia, no turismo e na economia. A reunião será nesta terça-feira (23/4/24), às 10h30, no Plenarinho II da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Na ocasião será lançada a Frente Parlamentar Minas-Itália.
No requerimento para o encontro, o deputado Mauro Tramonte (Republicanos), enfatiza que a migração italiana em Minas Gerais tem sua história misturada à construção da capital. Ele cita o historiador Anísio Ciscotto, segundo o qual o Estado recebeu, de 1874 a 1920, cerca de 80 mil italianos, sendo o terceiro estado a receber mais imigrantes.
Após esse período, ainda segundo o texto do requerimento, foram registrados diversos momentos com grande fluxo de italianos, como no fim da segunda guerra mundial, e na década de 70.
Atualmente, de acordo com a cônsul da Itália em Belo Horizonte, Nicoletta Gomiero, há 48 mil cidadãos italianos residentes em Minas Gerais inscritos no Consulado, dos quais mais de 21 mil em Belo Horizonte. A estimativa, na região, é de um número superior a 2 milhões de descendentes italianos, ainda segundo o requerimento.
O texto aborda, ainda, a relação econômica entre Minas e Itália. O Estado é o que mais exporta para a Itália e o segundo maior importador, dado atribuído ao presidente da Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais e do Grupo Esponenti Italiani (GEI), Valentino Rizzioli. Mauro Tramonte completa que empresas italianas como a Fiat e o Grupo Sada, movimentam a economia mineira
Sobre a Frente Parlamentar Minas-Itália, Mauro Tramonte explica que seu propósito é a aproximação e valorização da comunidade italiana estabelecida em Minas Gerais, bem como de seus cidadãos e empresas. Além disso, a iniciativa visa à abertura de intercâmbio de experiências no turismo, gastronomia, cultura e desenvolvimento econômico.
Entre os convidados que já confirmaram presença na audiência estão o embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese, a secretária-geral da Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais, Ana Corrêa, e o prefeito de Betim (RMBH) e presidente do Grupo Sada, Vittorio Medioli.

