Notícias

Inclusão para a comunidade surda será tema de reunião

Audiência nesta terça (26) acontece no âmbito do Setembro Azul, iniciativa que busca dar visibilidade às pessoas com deficiência auditiva.

25/09/2023 - 14:45
Imagem

Com o objetivo de debater a importância da inclusão e da promoção dos direitos das pessoas com deficiência auditiva no Estado, a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza uma audiência pública nesta terça-feira (26/9/23), às 15h30, no Auditório José Alencar. A atividade atende a requerimento do deputado Cristiano Silveira (PT).

Botão

A reunião acontece no âmbito do Setembro Azul, iniciativa que busca dar visibilidade à comunidade surda no Brasil, colocando em foco os direitos dessa parcela da população e conscientizando a sociedade sobre os desafios e preconceitos a serem superados

O movimento é também uma oportunidade para debater as iniciativas e políticas públicas em prol da maior integração das pessoas surdas na sociedade, bem como para difundir a importância da Língua Brasileira de Sinais (Libras), a linguagem gestual usada para a comunicação das pessoas surdas.

Na lista de convidados para a audiência estão a coordenadora Estadual da Política de Defesa da Pessoa com Deficiência (Caade), Ana Lúcia de Oliveira; o presidente da Associação dos Surdos de Minas Gerais, Igor Valério; o presidente da Librar Produções, Cristiano Campos Donado, entre outros.

O significado de setembro e da cor azul para a comunidade surda

A escolha de setembro para celebração da iniciativa se deve ao fato do mês ser repleto de datas significativas para a luta da comunidade surda, segundo os sites do Ministério da Educação, Espaço do Conhecimento da UFMG e Setembro Azul.

Uma delas foi no ano de 1880, entre 6 e 11 de setembro, quando o Congresso de Milão proibiu o uso e o ensino das Linguas de Sinais para os surdos.

Outra data de destaque é o 23 de setembro, Dia Internacional das Línguas de Sinais. A declaração da data pela Organização das Nações Unidas (ONU) se deu em homenagem ao dia de criação da Federação Mundial dos Surdos, em 1951.

Em 26 de setembro também é celebrado o Dia Nacional do Surdo, instituído pela Lei 11.796, de 2008. Nesta data, também foi fundado o Instituto Nacional de Educação dos Surdos, a primeira escola de surdos no Brasil. Já o 30 de setembro é a data em que se comemora o Dia Internacional do Surdo.

Já a escolha da cor azul remonta à perseguição nazista contra as pessoas com deficiência, durante a Segunda Guerra Mundial. Na época, todas as pessoas com algum tipo de deficiência, entre elas os surdos, eram identificadas com uma faixa azul e, posteriormente, executadas pelo governo. 

Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência - debate sobre as Apaes

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine