Inclusão para a comunidade surda será tema de reunião
Audiência nesta terça (26) acontece no âmbito do Setembro Azul, iniciativa que busca dar visibilidade às pessoas com deficiência auditiva.
25/09/2023 - 14:45Com o objetivo de debater a importância da inclusão e da promoção dos direitos das pessoas com deficiência auditiva no Estado, a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza uma audiência pública nesta terça-feira (26/9/23), às 15h30, no Auditório José Alencar. A atividade atende a requerimento do deputado Cristiano Silveira (PT).
A reunião acontece no âmbito do Setembro Azul, iniciativa que busca dar visibilidade à comunidade surda no Brasil, colocando em foco os direitos dessa parcela da população e conscientizando a sociedade sobre os desafios e preconceitos a serem superados.
O movimento é também uma oportunidade para debater as iniciativas e políticas públicas em prol da maior integração das pessoas surdas na sociedade, bem como para difundir a importância da Língua Brasileira de Sinais (Libras), a linguagem gestual usada para a comunicação das pessoas surdas.
Na lista de convidados para a audiência estão a coordenadora Estadual da Política de Defesa da Pessoa com Deficiência (Caade), Ana Lúcia de Oliveira; o presidente da Associação dos Surdos de Minas Gerais, Igor Valério; o presidente da Librar Produções, Cristiano Campos Donado, entre outros.
O significado de setembro e da cor azul para a comunidade surda
A escolha de setembro para celebração da iniciativa se deve ao fato do mês ser repleto de datas significativas para a luta da comunidade surda, segundo os sites do Ministério da Educação, Espaço do Conhecimento da UFMG e Setembro Azul.
Uma delas foi no ano de 1880, entre 6 e 11 de setembro, quando o Congresso de Milão proibiu o uso e o ensino das Linguas de Sinais para os surdos.
Outra data de destaque é o 23 de setembro, Dia Internacional das Línguas de Sinais. A declaração da data pela Organização das Nações Unidas (ONU) se deu em homenagem ao dia de criação da Federação Mundial dos Surdos, em 1951.
Em 26 de setembro também é celebrado o Dia Nacional do Surdo, instituído pela Lei 11.796, de 2008. Nesta data, também foi fundado o Instituto Nacional de Educação dos Surdos, a primeira escola de surdos no Brasil. Já o 30 de setembro é a data em que se comemora o Dia Internacional do Surdo.
Já a escolha da cor azul remonta à perseguição nazista contra as pessoas com deficiência, durante a Segunda Guerra Mundial. Na época, todas as pessoas com algum tipo de deficiência, entre elas os surdos, eram identificadas com uma faixa azul e, posteriormente, executadas pelo governo.