Importância da Festa do Divino em Minas Novas motiva audiência
Durante a reunião, nesta quarta (24), imperadores e imperatrizes da festividade vão ser homenageados com votos de congratulações.
23/04/2024 - 15:00A Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai realizar, nesta quarta-feira (24/4/24), uma audiência pública para debater a Festa do Divino do município de Minas Novas (Vale do Jequitinhonha) para a cultura popular do Estado. A reunião vai ocorrer, às 16 horas, no Auditório do andar SE do Palácio da Inconfidência.
Solicitada pelo deputado Doutor Jean Freire (PT), a audiência também vai contar com a entrega dos diplomas referentes a votos de congratulações para os imperadores José Felipe Mota Coelho e Geraldo Afonso Fernandes Costa e as imperatrizes Dóris Divina Silveira Magalhães Mota e Maria do Socorro Lemos Fernandes.
Segunto o parlamentar, a Festa do Divino Espírito Santo de Minas Novas é uma das grandes manifestações culturais da região.
Foram convidados para a reunião, além desses homenageados, produtores culturais e integrantes da Folia do Divino Espírito Santo da cidade, bem como representantes da prefeitura de Minas Novas, da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha).
Festa do Divino
A Festa do Divino é realizada cerca de 50 dias após a Páscoa para comemorar a descida do Espírito Santo sobre os 12 apóstolos.
Mas, essa tradicional festividade, originária de Portugal do século 14, é no Brasil e em Minas Gerais uma mistura de manifestações religiosas e folclóricas.
Na Festa do Divino, há a crença de que os componentes da Folia são portadores de virtudes. Assim sendo, por onde passam levam bençãos. A festa se caracteriza pelo Cortejo do Império e Coroação do Imperador e da Imperatriz do próximo ano.