Notícias

Hospital da Baleia vai receber homenagem da Assembleia

Reunião Especial de Plenário nesta sexta (1º) lembra os 80 anos de criação de fundação que administra a unidade. 

31/10/2024 - 15:15
Imagem

Com o objetivo de homenagear a Fundação Benjamin Guimarães (FBG), que administra o Hospital da Baleia, em Belo Horizonte, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza Reunião Especial de Plenário. Solicitado pela deputada Ana Paula Siqueira (Rede), o evento acontece nesta sexta-feira (1º/11/24), às 10 horas, para lembrar os 80 anos de criação da fundação.

Botão

A realização da reunião coroa a parceria entre a FBG e a parlamentar, que já destinou mais de R$ 500 mil em emendas para o Hospital da Baleia. Essa atuação levou Ana Paula Siqueira a receber da entidade o título de “Amiga do Hospital da Baleia”. “Tenho muito orgulho de ter recebido esse reconhecimento em função do meu trabalho em prol dessa unidade tão importante do Sistema Único de Saúde (SUS)”, comemorou a deputada.

O Hospital da Baleia é referência em Minas Gerais nas especialidades de ortopedia e oncologia, para adultos e crianças, além de ginecologia e nefrologia. Além disso, a unidade conta com o Centro de Tratamento e Reabilitação de Fissuras Labiopalatais e Deformidades Craniofaciais (Centrare), somando 33 especialidades, e atendendo 88% dos municípios mineiros.

Em 2024, o estabelecimento completou 80 anos de fundação e migrou todo seu atendimento para pacientes do SUS. Só em 2023, a equipe com mais de 300 médicos e mil colaboradores realizou mais de 720 mil procedimentos médicos, entre 52 mil sessões de hemodiálise, 22 mil procedimentos cirúrgicos e 34 mil sessões de quimioterapia, radioterapia e hormonioterapia.

Fundação Benjamim Guimarães foi criada em 1944

Inaugurada em 4 de julho de 1944 pelo industrial mineiro Benjamin Ferreira Guimarães (1861/1948), seu filho, Antônio Mourão Guimarães, e o médico Baeta Vianna, a Fundação Benjamin Guimarães (FBG) se localiza numa área de mata que faz parte do complexo da Serra do Curral, com mais de 3 milhões de m². 

A FBG é uma Instituição de direito privado de caráter beneficente, certificada como de utilidade pública nas esferas federal, estadual e municipal. Por não visar lucro, a entidade destina toda a verba arrecadada para pagamentos dos serviços, melhorias na estrutura, atendimento e ampliação do cuidado. A fundação segue as regras do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), que atua na regulamentação direta das entidades do terceiro setor.

Na medida em que foi crescendo, a FBG foi acrescentando às suas atividades três segmentos fundamentais para a manutenção da assistência de qualidade e o atendimento humanizado fornecido pelo hospital: a filantropia em saúde, ensino e pesquisa e patrimônio fundiário.

Contida no DNA da entidade, a filantropia reflete o caráter e os princípios de seus fundadores, de buscarem ajudar ao próximo oferecendo serviços gratuitos de saúde.

Já o ensino nasceu da necessidade de formar novos médicos para atender às demandas da ortopedia, no início. Com o tempo, a necessidade de formação em outras especialidades médicas acabou demandando o desenvolvimento da pesquisa.

Por fim, o patrimônio latifundiário se tornou essencial para preservar a fauna e a flora que rodeiam o hospital.

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine