Notícias

Governo não apresenta substitutivo a projeto sobre carreiras da Polícia Civil

Governo diz que não há data definida, mas expectativa é que o texto chegue à ALMG no ano que vem. Necessidade de novos critérios para progressão e promoção nas carreiras seria consenso entre categoria.

07/12/2023 - 13:55
Imagem

Representantes de entidades sindicais e o presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Sargento Rodrigues (PL), avaliam que o Governo de Minas falhou em fornecer as informações desejadas sobre a nova proposta de reformulação das carreiras da Polícia Civil, em audiência pública realizada na manhã desta quinta-feira (7/12/23).

O presidente da comissão abriu os trabalhos perguntando objetivamente ao subsecretário da Subsecretaria de Processo Legislativo da Secretaria de Estado de Governo, Samir Carvalho Moysés, a situação do documento compilado com propostas e assinaturas de todos os representantes de sindicatos da Polícia Civil, entregue à Secretaria de Governo em 26 de setembro deste ano. 

Botão

O documento foi resultado de construção coletiva entre os sindicatos e a chefia da Polícia Civil e deveria compor um substitutivo a ser apresentado pelo governo ao Projeto de Lei Complementar (PLC) 65/21, que altera a Lei Orgânica da Polícia Civil, cuja tramitação atualmente está parada. 

Em audiência pública realizada pela comissão há cerca de dois meses e meio, servidores da corporação destacaram que é consenso a necessidade de novos critérios para progressão e promoção nas carreiras.

Lista

“O presidente desta Casa já assumiu o compromisso de uma tramitação séria desta matéria, a partir da apresentação do substitutivo pelo governo. Onde está a minuta deste novo texto que encaminhamos ao governo?”, questionou o parlamentar. 

Vídeo

Governo não dá prazo para que novo substitutivo seja apresentado

O subsecretário respondeu que a minuta estaria em discussão entre diversas pastas do governo. “Estão sendo debatidos os últimos detalhes e ajustes no texto, para envio à ALMG. Com brevidade será enviada, mas não há data definida. As análises estão em fase final”, explicou. 

O deputado Sargento Rodrigues cobrou, então, a definição de uma data. “Estamos aguardando. Precisamos de maior objetividade quanto ao prazo”.

Samir Moysés disse que a expectativa é que o envio do novo texto não demore. “Devemos ter uma maior rodada de conversas ainda. Não vai ser antes do recesso parlamentar, apenas no ano que vem”. 

O deputado optou então por encerrar a reunião e afirmou que o objetivo da mesma não havia sido cumprido. “Espero que a gente não precise convocar o próprio Secretário de Governo e a Secretaria de Planejamento numa próxima reunião. Quase dois meses e meio da última audiência, em que não tivemos representantes do governo com poder de decisão. Esse poder de decisão está com a Seplag, a Segov, a Advocacia Geral do Estado e a Secretaria Geral do Estado. Sem uma resposta definitiva, esta reunião não cumpriu com o seu propósito”, completou.  

Também estiveram presentes na reunião o delegado assistente da Chefia da Polícia Civil de Minas Gerais, Aloísio Daniel Fagundes; o diretor jurídico do Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de Minas Gerais, Paulo Victor de Araújo Costa; a presidente da Associação dos Escrivães da Polícia Civil do Estado De Minas Gerais (Aespol), Aline Risi dos Santos, entre outros representantes. 

Comissão de Segurança Pública - debate sobre proposta de reformulação de carreiras da Polícia Civil
Governo não tem data para enviar novo projeto sobre carreiras da Polícia Civil TV Assembleia

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine