Galeria de Arte recebe projeto Presença Solidária
A programação do Assembleia Cultural de 2023 começa neste mês de abril com mostra de artesanato.
05/04/2023 - 11:35A Galeria de Arte da Assembleia Legislativa de Minas Gerais recebe nesta semana a mostra de artesanato do projeto Presença Solidária, que conta com quatro coletivos de artesãos. Os trabalhos ficam expostos desta segunda (10/4/23) a sexta-feira (14), das 8 horas às 18 horas. A mostra faz parte do projeto Assembleia Cultural.
Na exposição, estão à venda peças diversas feitas pelos artesãos, como bolsas, panos de prato, almofadas, toalhas e lençóis temáticos, bijuterias em madeiras com essências, além de filtros dos sonhos, acessórios em capim dourado e em pedras. Todos os materiais são feitos à mão e têm um design exclusivo, com alta qualidade de acabamento.
Os quatro coletivos de artesãos que estão na mostra fazem parte do Presença Solidária, projeto de parceria da Providens (Ação Social Arquidiocesana) e do Vicariato Episcopal para Ação Social, Política e Ambiental (Veaspam) com a Misereor (instituição vinculada à Igreja Católica na Alemanha que apoia projetos de desenvolvimento social realizados na América Latina, África e Ásia).
Quem são os artesãos do Presença Solidária:
- Atêlie Arabela Artesanato: criado há seis anos, produz bolsas. Cada peça é artesanal, exclusiva e fabricada com material reciclável;
- Projeto Refil: foi criado em 2011 e considera o artesanato como uma forma de enaltecer os fazeres ancestrais. Produz panos de prato, almofadas, toalhas, acessórios e lençóis temáticos;
- Mosaicos Inajá: coletivo que confecciona bijuterias em madeiras com essências. Grupo foi formado em 2004;
- Kadu Arte Biju: utiliza matérias-primas extraídas da natureza para moldar as suas criações originais. Criado em 2013, o coletivo faz filtro dos Sonhos e acessórios em Capim Dourado e em Pedras.
O projeto Presença Solidária atua em dois campos de trabalho: o movimento organizado por moradia e a economia popular solidária, prestando formação profissional e apoio à comercialização de produtos artesanais. Atualmente 34 empreendimentos são assessorados, beneficiando cerca de 200 pessoas.
