Frente da Gastronomia Mineira será homenageada na Assembleia
Nesta terça (14), comissão entregará voto de congratulações ao coletivo, que completa dez anos de atuação em prol da culinária do Estado.
13/05/2024 - 14:01Na comemoração de seus dez anos de fundação, a Frente da Gastronomia Mineira (FGM) recebe uma homenagem da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nesta terça-feira (14/5/24), às 16 horas, no Auditório José Alencar.
A Comissão Extraordinária de Turismo e Gastronomia, atendendo a requerimento de seu presidente, deputado Mauro Tramonte (Republicanos), realiza reunião para proceder à entrega do diploma referente ao voto de congratulação com esse coletivo.
A FGM surgiu em maio de 2014, como resultado de intenso esforço para fortalecer o setor gastronômico, desenvolver uma identidade e elaborar planejamentos estratégicos, com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Atuação em rede
Conforme informações em seu site, a frente promove um trabalho em rede, envolvendo diversas instituições e outros interessados em participar da cadeia gastronômica. Com isso, desenvolveu parcerias com o Instituto Eduardo Frieiro, Expocachaça a Belotur, Faculdade UNA, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, Fecomércio e outros.
Essa atuação em rede permitiu à FGM apoiar diversos eventos gastronômicos, contribuindo para a expansão de sua base de membros e para o fortalecimento dos laços da frente com diferentes segmentos da sociedade e do mercado.
Entre os projetos realizados pela frente está a Semana da Gastronomia Mineira, iniciativa em conjunto com vários dos parceiros citados. A ação visa fomentar a culinária mineira em todo o País e internacionalmente.
Culinária mineira
Outro evento de destaque são os encontros da Frente da Gastronomia Mineira, realizados em diferentes municípios de Minas Gerais, que buscam valorizar a gastronomia do Estado, proporcionando a exposição de pratos e produtos locais e regionais.
Na avaliação de Mauro Tramonte, “a Frente da Gastronomia Mineira desempenha um papel de grande importância para o setor gastronômico, contribuindo positivamente para a economia e consolidando a identidade da comida mineira”.
O parlamentar reforça que a culinária mineira, ao longo dos anos, solidificou-se como um pilar fundamental da identidade social e cultural de Minas Gerais. “Nossa culinária não se limita apenas aos ingredientes locais; ela incorpora os valores, as tradições e o estilo de vida dos mineiros”, conclui.
Para a reunião desta terça (14), foram convidados representantes da FGM e de várias das entidades parceiras.