Festas juninas serão celebradas em audiência
A valorização de grupos quadrilheiros mineiros é o objetivo de reunião da Comissão de Cultura nesta quarta (5), a partir das 16 horas.
04/06/2024 - 16:15Em época de festas juninas, a Comissão de Cultura realiza audiência pública para reconhecer e valorizar os quadrilheiros mineiros. A reunião será nesta quarta-feira (5/6/24), às 16 horas, no Auditório José Alencar da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
Durante a reunião, será feita a entrega de votos de congratulações a grupos de quadrilhas juninas e à União Junina Mineira, entidade sem fins lucrativos que reúne e representa as quadrilhas de Minas Gerais.
O requerimento da audiência é da deputada Ana Paula Siqueira (Rede) e tem o intuito de ressaltar a contribuição de pessoas e grupos que mantêm viva a cultura junina mineira, que se expressa na dança, na decoração e nas comidas típicas.
A homenagem acontece em alusão ao Dia Estadual do Quadrilheiro Junino, celebrado em 1º de junho. A data foi instituída no calendário oficial do Estado por meio da Lei 24.330, de 2023, fruto do Projeto de Lei (PL) 161/19, de autoria da deputada.
Muito tradicional também no interior, em 2023 somente a 44ª edição do Arraial de Belo Horizonte levou cerca de 80 mil pessoas às ruas, de acordo com a Prefeitura. O gabinete da deputada ainda ressalta que o evento da Capital já é considerado pelo Ministério do Turismo e pela Embratur o 5º maior evento junino do País.
Além das comidas típicas e apresentações musicais, também acontece o concurso de quadrilhas. Na última edição, 41 grupos se apresentaram.
Entre os convidados para a audiência estão representantes da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha) e da Belotur.
Entre os grupos juninos, estão Arraiá do Pé de Serra, Balancê Mineiro, Paixão Junina Mineira, Pé Rachado, Nova Geração, Arraial do Milho Verde, Arraiá do Pequizá, Pipoca Doce, Arriba a Saia e Perecolândia.