Feira da Agricultura Familiar recebe produtos oriundos do leite
Além das tradicionais bebidas e alimentos comercializados por 29 produtores mineiros, esta edição apresentará show com o músico Adriano Fernandes.
31/05/2023 - 14:25A segunda edição deste ano da Feira da Agricultura Familiar está marcada para a próxima quinta-feira (1º/6/23), das 9 às 17 horas, no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira e no Hall da Bandeiras da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Esse encontro, aberto ao público, será comemorativo ao Dia Mundial do Leite, celebrado na mesma data, e por isso, vai acolher também os produtores de leite e derivados.
Serão comercializados produtos da agricultura familiar de 29 municípios mineiros. Além de itens derivados do leite, estarão à venda quitandas, mel, doces, cachaças, café, peças artesanais, entre outros. Durante a feira haverá ainda apresentação com o músico Adriano Fernandes, prevista para as 10 horas.
Além da feira, está agendada para às 15 horas uma audiência pública da Comissão de Agropecuária e Agroindústria para debater a importância do consumo de leite e derivados como parte de uma alimentação saudável, além de promover e incentivar o consumo de lácteos no Estado.
A feira é da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e, a partir deste ano, acontece mensalmente na Assembleia. A primeira edição foi em 4 de maio.
Indústria láctea movimenta a economia
O Dia Mundial do Leite é uma oportunidade para focar a atenção no alimento e divulgar as atividades relacionadas ao leite e à indústria láctea. A data foi instituída em 2001, pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação.
Dados da Emater-MG, de 2019, apontam que Minas Gerais:
- produz 10 bilhões de litros de leite por ano
- é responsável por 26,7% da produção nacional
- produz 7,1 bilhões de litros por meio da agricultura familiar, o correspondente a 68,91% da produção total no Estado
- os números da agricultura familiar também aparecem no processamento de produtos lácteos: queijos artesanais, queijo minas frescal, mussarela, ricota, manteiga, doce de leite e requeijão.
Em nível nacional, de acordo com dados do Ministério da Agricultura e Pecuária, o Brasil é o 3º maior produtor mundial de leite, com mais de 34 bilhões de litros por ano. Sua produção está em 98% dos municípios brasileiros, tendo a predominância de pequenas e médias propriedades, empregando perto de 4 milhões de pessoas.