Notícias

Feira celebra os 74 anos da Emater-MG

Compromisso com a agricultura familiar e sustentabilidade foram destacados durante a abertura oficial.

07/12/2022 - 12:10
Imagem

A sustentabilidade e a mobilização econômica e social foram lembradas nesta quarta-feira (07/12/22) durante as falas de abertura da 6ª Feira da Agricultura Familiar da Emater-MG. A atividade integra a programação pelos 74 anos da empresa, celebrados na última terça-feira (6), data também reconhecida como Dia Nacional do Extensionista Rural.

A feira, aberta ao público, será realizada até as 17 horas no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), onde cerca de 40 famílias vão comercializar produtos como quitandas, queijos, cafés especiais, cachaça, mel e derivados, além de artesanatos e costuras. De acordo com a Emater, os produtores são de municípios próximos de Belo Horizonte e do Vale do Jequitinhonha, por exemplo.

Durante a abertura oficial, o 1º vice-presidente da Assembleia, deputado Antonio Carlos Arantes (PL), destacou o caráter de sustentabilidade da feira. Representando o presidente da Casa, o deputado Agostinho Patrus (PSD), Antonio Carlos Arantes pontuou que “aqui está a maior prova de que é possível produzir e preservar”. O parlamentar também mencionou as políticas públicas aprovadas pelo Legislativo estadual para estimular e aperfeiçoar o setor, como a legislação sobre a produção do queijo artesanal mineiro.

O presidente da Comissão de Agropecuária e Agroindústria, deputado Heli Grilo (União), salientou que “os 74 anos da Emater são muito bem representados pela feira”. Ele também disse que a empresa significa muito para Minas Gerais em termos de amparo técnico.

Reconhecimento

O subsecretário de Estado de Política e Economia Agropecuária da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, João Ricardo Albanez, parabenizou a Assembleia pela oportunidade dada aos produtores. Ele destacou a importância dos produtos e da gastronomia mineira e exemplificou com a candidatura dos modos de fazer o Queijo Minas Artesanal a patrimônio imaterial da Unesco.

Uma comitiva de representantes dos Governos estadual e federal participou do evento, realizado no início deste mês no Marrocos. “Estamos rompendo as barreiras de Minas, do Brasil e, agora, do mundo”, celebrou.

O diretor-presidente da Emater, Otávio Maia, manifestou seu “orgulho por estar na Casa do povo mineiro” e afirmou que o trabalho da empresa vem se modernizando para acompanhar as atuais demandas dos produtores. Ele citou, por exemplo, o anúncio do lançamento de um robô de atendimento virtual (chatbot) que estará disponível em breve para os produtores 24 horas por dia, nos sete dias da semana.

A abertura oficial foi finalizada com a apresentação do trio Patrulha Rural, composto por músicos da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). Além de 26 barracas de produtores, há uma cozinha show onde o cozinheiro Moisés Gonzaga vai preparar o “Trio Gnocchi Alla Fonduta de Minas” com ingredientes da agricultura familiar.

Vídeo
Feira de Agricultura Familiar - Abertura
Agricultores e produtores artesanais de pequenos municípios mineiros podem ganhar mais visibilidade e oportunidades de negócios em Belo Horizonte TV Assembleia

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine