Exploração de aquífero pela Coca-Cola pauta audiência
Empresa está em atividade na região de Brumadinho desde 2015, e comunidades relatam falta de água.
09/09/2024 - 09:30A exploração de água para abastecimento da empresa Coca-Cola (Femsa) será tema de audiência pública da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta terça-feira (10/9/24). A reunião, marcada para 10h, no Auditório do andar SE, vai tratar dos impactos ambientais da exploração de águas subterrâneas nas comunidades Suzana e Campinho, em Brumadinho.
A empresa explora o Aquífero Cauê desde 2015. Segundo informações dos gabinetes das deputadas Beatriz Cerqueira (PT) e Bella Gonçalves, que solicitaram a reunião, desde o início da atuação, as comunidades da região registram falta de água. Atualmente, os moradores dependem de poços artesianos e caminhões-pipa para obtenção de água.
O problema desencadeou outros, como a depreciação dos imóveis, a queda do turismo na região, a impossibilidade de cultivar e criar animais. Assim, ainda de acordo com informações dos gabinetes, muitas famílias estão sem condições de manter até hortas.
"É uma situação escandalosa: a falta de estudos ambientais para a instalação de uma fábrica do porte desta da Coca-Cola na região. Nós entendemos que compensações assumidas após a exploração de territórios nunca serão capazes de reparar todos os danos causados", disse a deputada Beatriz Cerqueira.