Notícias

Enfrentamento da violência financeira de gênero será tema de audiência

Reunião será em faculdade de Belo Horizonte para se conhecer projeto que propõe fomento do empreendedorismo para tratar da questão.

17/05/2024 - 11:55
Imagem

As estratégias de enfrentamento da violência financeira que afeta a vida de mulheres serão tema de audiência pública na próxima segunda-feira (20/5/24). A reunião será na UNA Linha Verde (Av. Cristiano Machado, 1.1157 - Vila Suzana, Belo Horizonte), com vistas a conhecer a experiência do Projeto de Extensão El(z)as, conduzido por alunos dessa faculdade.

Botão

Solicitada pela deputada Ana Paula Siqueira (Rede), a audiência está marcada para 19h e será realizada pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). De acordo com a parlamentar, o tema é relevante na medida em que “promover autonomia financeira das mulheres é fundamental para garantir que elas rompam o ciclo da violência doméstica e familiar”.

“É nesse sentido que propus a criação do Banco de Empregos - A Vez Delas, para promover a empregabilidade e independência como forma de superação da situação de vulnerabilidade", completou a deputada Ana Paula Siqueira. O programa, já em execução, cria o banco de empregos para as mulheres vítimas de violência e teve início com a Lei 23.680, de 2020, fruto do Projeto de Lei (PL) 176/19, de autoria da deputada.

O projeto El(z)as, por sua vez, desenvolve materiais e eventos para a conscientização sobre violência de gênero. Em 2024, o foco das ações é a violência financeira com o fomento do empreendedorismo e a moda circular como uma forma de enfrentamento. Idealizado e orientado pela professora Natália Marra, El(z)as nasceu a partir das demandas recebidas pelo Núcleo de Prática Jurídica da faculdade.

O projeto homenageia em seu nome a cantora Elza Soares, que em sua trajetória de vida e em suas canções tratou dos muitos desafios enfrentados pelas mulheres, em especial, as negras e em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Encontros com a Procuradoria da Mulher - 2024 (5º Encontro)

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine