Notícias

Emaranhado de fios em postes motiva audiência

Problema que afeta a paisagem e a segurança em várias cidades será debatido por comissão na quarta (16), às 16 horas.

11/08/2023 - 13:52
Imagem

Instalações e fiações de telefonia, eletricidade e internet têm disputado espaço nas cidades, de forma desorganizada e arriscada, e para discutir o assunto a Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas realiza audiência na quarta-feira (16/8/23), às 16 horas.

O objetivo é debater os riscos causados à segurança pelo emaranhado de fios e cabos que pode ser visto em vários postes de energia elétrica no Estado. A reunião será no Auditório José Alencar da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), e atende a requerimento do deputado Celinho Sintrocel (PCdoB).

Botão

O deputado destaca que o excesso e a desordem de fios e cabos em postes trazem impactos adversos em várias localidades. Segundo ele, em municípios como Timóteo (Vale do Aço) e em diversos outros centros urbanos é alarmante a quantidade exagerada de fios encontrados partidos.

Há, ainda, fios localizados na altura dos pedestres e amarrados de qualquer maneira, além de fios e cabos sobrepostos em postes de energia elétrica, conforme adverte o deputado.

Citação

Para tratar do problema foram convidados representantes tanto da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) como da Agência Nacional de Telecomunicação (Anatel). E ainda da Cemig, da Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint), além da Prefeitura e da Câmara de Vereadores de Timóteo.

Cemig
"Essa situação não apenas causa uma poluição visual indesejada, mas representa uma ameaça constante à segurança pública, com riscos de choques elétricos, incêndios e interrupções no fornecimento de energia elétrica."
Celinho Sintrocel
Dep. Celinho Sintrocel

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine