Notícias

Eleitos presidente e vice de Comissão Especial da PEC sobre transporte nas eleições

A proposta garante o direito à gratuidade do transporte coletivo intermunicipal de caráter urbano e metropolitano em dia de eleição.

21/05/2024 - 18:20
Imagem

Os parlamentares Zé Guilherme (PP) e João Magalhães (MDB) foram eleitos, respectivamente, presidente e vice da Comissão Especial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) que irá analisar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 2/23, que garante a gratuidade no transporte público coletivo intermunicipal de passageiros nas regiões metropolitanas do Estado nas eleições.

Botão

O deputado João Magalhães também foi designado relator na Comissão Especial. A proposta teve como primeira signatária a deputada Bella Gonçalves (Psol) e já recebeu parecer pela legalidade da Comissão de Constituição e Justiça, na forma de um novo texto (substitutivo nº 1). 

Para garantir a gratuidade no transporte, a proposição acrescenta o artigo 5°-A à Constituição do Estado. Além disso, prevê que, durante o dia do pleito, o transporte público coletivo de passageiros deverá circular com frota equivalente ou superior à de dia útil e o quadro de horários deverá ser compatível com o horário de realização da votação, podendo sofrer alterações em relação ao dia útil.

O substitutivo nº 1 foi apresentado com o objetivo de constitucionalizar o direito à gratuidade do transporte coletivo intermunicipal de caráter urbano e metropolitano em dia de eleição, resguardando à lei regulamentar as condições do seu exercício e prevendo a preservação do equilíbrio contratual dos contratos em vigor.

Comissão de Proposta de Emenda à Constituição nº 2/2023 - eleição de presidente e vice

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine