Documentos entre ALMG e Poder Executivo passam a tramitar de forma eletrônica
Cooperação entre os poderes vale a partir de segunda (1º/4) para mensagens do governador recebidas em Plenário e proposições aprovadas pela ALMG que seguem para sanção.
02/04/2024 - 09:49O encaminhamento de documentos relativos ao processo legislativo entre a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e o Poder Executivo começou a ser feito por meio eletrônico, a partir de segunda-feira (1º/4/24). Essa nova sistemática, formalizada na Portaria Conjunta 1, de 2024, publicada no Diário do Executivo desta terça-feira (2), visa a agilizar e a racionalizar a tramitação desses documentos, até então feita em papel.
Ficou estabelecida, para esse fim, a utilização preferencial do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), por meio do módulo de integração com a ferramenta “Tramita GOV.BR”, disponibilizada no âmbito do Processo Eletrônico Nacional – PEN, conhecido pelo termo "barramento". Desde já, vão circular eletronicamente os seguintes documentos:
- Mensagens, proposições do processo legislativo e seus anexos, de autoria do governador;
- Ofícios do presidente da ALMG contendo proposições de lei e seus anexos, bem como ofícios de notificação sobre a manutenção ou rejeição dos vetos.
“A parceria promete estreitar ainda mais o relacionamento entre os poderes, aperfeiçoando a comunicação entre as instituições, além de gerar mais agilidade, modernidade, confiança e racionalização dos procedimentos”, avalia a secretária-geral da Mesa da ALMG, Luíza Homen Oliveira.
A Secretária de Estado Adjunta de Governo, Mila Corrêa da Costa, também reitera a importância da mudança. "O objetivo dessa cooperação é que consigamos avançar no envio da documentação do processo legislativo de forma eletrônica e, assim, tornar a interação entre os poderes mais eficiente, por meio da utilização do SEI", comenta.
Com a digitalização, os arquivos serão gerados no SEI e encaminhados com a assinatura do governador ou do presidente da Assembleia, deputado Tadeu Martins Leite (MDB), pelo próprio sistema, que é reconhecido e validado.
Cooperação prevê outras melhorias
A cooperação entre os órgãos prevê outras melhorias no fluxo de tramitação, como a inclusão dos demais documentos que circulam entre os dois poderes, a exemplo dos requerimentos.
“Isso dependerá ainda de melhorias nos sistemas, por essa razão, será implementado posteriormente. Mas vale ressaltar que a inclusão dos demais documentos que tramitam entre os dois poderes proporcionará avanço significativo em agilidade e economia de papel e recursos, uma vez que representam um grande volume do processo”, explica Eliziane Oliveira, titular da Secretaria-Geral Adjunta da Mesa da Assembleia.