Notícias

Documentos e materiais sobre o PJ Minas 2023 estão disponíveis

Informações sobre tema e subtemas, peças de comunicação e a nova identidade visual já podem ser utilizadas pelos participantes.

31/01/2023 - 13:40 - Atualizado em 23/08/2023 - 15:37
Imagem

Municípios que participam do Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas) já podem consultar e utilizar os documentos e materiais da edição 2023, que terá como tema Jovem e Mercado de Trabalho. Uma das peças aguardadas, disponível no Portal da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG), é o Documento Base, que traz informações sobre o tema e cada um dos subtemas da edição. Regulamento, cronograma e glossário também podem ser acessados.

Já na plataforma de ensino a distância acessada pelos coordenadores do projeto estão a identidade visual da edição 2023, usada em camisetas e correspondências, por exemplo, e o kit de comunicação, que traz modelos de correspondência e release para imprensa, entre outras peças e orientações. Todo o material já está sendo usado nos polos participantes. Essa edição tem 132 municípios, divididos em 20 polos.

“Esse conjunto de informações facilita a comunicação institucional do projeto nesse momento em que os polos fazem a divulgação e mobilização de alunos e instituições parceiras”, explica Veruska Gontijo, da coordenação estadual do PJ Minas. O material, segundo ela, dá suporte nas ações e também em materiais gráficos.

Identidade

 A identidade visual da edição 2023 traduz conceitos próprios do PJ Minas, como a rede de apoio e o protagonismo dos jovens. A diversidade e as cores alegres também são marca do projeto. Mas o tema da edição está retratado nas várias profissões, desde as mais tradicionais até aquelas ligadas à tecnologia.

“São opções que se apresentam para os jovens, a diversidade de caminhos e de oportunidades”, sinaliza Diogo Magalhães. Ele é designer gráfico da Gerência de Publicidade e Comunicação Visual da ALMG e desenvolveu a identidade visual a partir de ilustrações de bancos de imagem.

O PJ Minas é um projeto de educação política e cidadã destinado aos estudantes do ensino médio, desenvolvido pela ALMG, por meio da Escola do Legislativo (ELE), em parceria com câmaras municipais e com apoio PUC Minas. Essa é a 19º edição do projeto.

Interior prepara mobilização

Em Poços de Caldas, no polo Sudoeste, esses documentos do PJ Minas são usados desde o início, para contato com as escolas e mobilização de estudantes. A coordenadora regional, Taís Ferreira, conta que insere a logomarca em todas as peças, documentos e camisetas. “Gosto de fazer isso com antecedência. Por isso já estava aguardando o material”, afirma.

O Documento Base também era aguardado pois, segundo Taís Ferreira, ele orienta até mesmo as parcerias mais adequadas e as oficinas temáticas, a partir dos subtemas, que são “Desenvolvimento Econômico e Mercado de Trabalho”, “Escolaridade e Qualificação Profissional” e “Jovens em situação de vulnerabilidade e inclusão no trabalho”.

“Os parceiros são escolhidos a partir desse documento e eles próprios recebem o documento para terem ideias de oficinas, por exemplo”, reforça também Maria Salomé da Cruz, coordenadora do projeto em Capelinha e também no Polo Central Alto Jequitinhonha. Na regional, segundo ela, todas as informações do kit são usadas, incluindo-se os modelos de correspondência.

Também em Nova Era, no polo Médio Piracicaba, a equipe de comunicação se valeu das informações divulgadas e dos modelos do kit para enviar à imprensa a notícia sobre a participação da cidade no PJ Minas. Várias publicações da região noticiaram a assinatura do termo de adesão ao projeto, no dia 18 de janeiro. “Está dando tudo certo porque a Mesa Diretora da Câmara abraçou a iniciativa”, aponta Cynthia Batista, coordenadora municipal.

Parlamento Jovem 2023

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine