Direitos Humanos debate políticas públicas para a juventude
Para a comissão, ações voltadas para esse público apresentam baixa efetividade em Minas, o que será discutido em reunião nesta segunda (26).
23/08/2024 - 17:45Com o objetivo de debater, sob a perspectiva dos direitos humanos, as políticas públicas para a juventude no Estado, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) promove reunião nesta segunda-feira (26/8/24). A audiência pública da Comissão de Direitos Humanos acontece às 9h30, no Auditório José Alencar, a requerimento da sua presidenta, deputada Andréia de Jesus (PT). Para o evento, foi convidada a Comissão de Esporte, Lazer e Juventude.
Na avaliação da parlamentar, em Minas Gerais se detecta uma baixa efetividade das políticas de juventudes e, nesse sentido, é necessário tratar de ações efetivas, as quais são direitos desse público.
Especialmente em agosto, quando se comemora o Dia Internacional da Juventude (26/8), a Comissão de Direitos Humanos quis dar sua contribuição ao debate sobre o tema, incluindo na discussão diversos coletivos de juventudes do Estado.
“Queremos ouvir representantes das diversas formas de juventudes e discutir com elas. Nossos jovens devem ter voz para poder reivindicar seus direitos”, defendeu Andréia de Jesus. Para ela, a audiência será uma grande oportunidade para discutir a efetividade das políticas públicas voltadas ao segmento e garantir esse e outros direitos.
Para a reunião desta segunda (26), foram convidados titulares de órgãos do Governo de Minas envolvidos com essa temática, como a Diretoria de Políticas para as Juventudes, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e o Conselho Estadual de Juventude. Além deles, foram chamados representantes de entidades de jovens de vários municípios mineiros, bem como de instituições de pesquisas voltadas para essa temática.