Diamantina é palco da entrega da Medalha JK
Além de parlamentares e outras autoridades, homenagem inclui, neste ano, dois atletas que ganharam medalhas de ouro em Paris.
11/09/2024 - 12:07Como ocorre anualmente em setembro, Diamantina (Região Central) será palco da solenidade de entrega da Medalha Presidente Juscelino Kubitschek (JK). A cerimônia será no D’Ávila Hall (Avenida João Antunes de Oliveira, 869), às 10 horas desta quinta-feira (12/9/24), quando se completam 122 anos do nascimento do ex-presidente da República.
Neste ano, além de personalidades e autoridades diversas, incluindo cinco deputados estaduais, serão homenageados dois atletas ganhadores de medalhas de ouro para o Brasil, em Paris (França).
A solenidade terá a presença do presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Tadeu Leite (MDB), que preside o Conselho Permanente da Medalha JK.
O orador oficial da cerimônia será o 3º-vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Rogério Medeiros. Também estão previstos pronunciamentos do governador Romeu Zema e do prefeito de Diamantina, Juscelino Brasiliano Roque.
Parlamentares e atletas receberão a comenda
Cinco deputados estaduais são homenageados, no grau Medalha de Honra: Betinho Pinto Coelho (PV), Bruno Engler (PL), Coronel Henrique (PL), Coronel Sandro (PL) e Zé Guilherme (PP).
Além deles, são indicados da ALMG para receber a Medalha JK a ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Edilene Lobo, que será agraciada no grau Grande Medalha, e cinco outras personalidades, agraciadas no grau Medalha de Honra: o ex-diretor do Google em Belo Horizonte Berthier Ribeiro-Neto; o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Márcio de Lima Leite; o diretor da InterTV dos Vales Fábio Luiz Braidatto; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), Ramom Tácio de Oliveira; e o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Antônio Fabrício Gonçalves.
Ana Patrícia e Gabrielzinho serão homenageados
Os esportistas agraciados são a jogadora de vôlei de praia Ana Patrícia Ramos, que venceu a competição de sua modalidade nos Jogos Olímpicos, em dupla com Duda Lisboa, e o nadador Gabriel Geraldo dos Santos Araújo, mais conhecido como Gabrielzinho, que conquistou três medalhas de ouro nos Jogos Paralímpicos, em diferentes categorias da natação.
Ambos são mineiros. Ana Patrícia nasceu em Espinosa (Norte de Minas) e Gabrielzinho, em Santa Luzia (Região Metropolitana de Belo Horizonte). Os dois atletas vão receber a comenda no grau Medalha de Honra.
No total, serão distribuídas 120 comendas, sendo 30 no grau Grande Medalha e 90 no grau Medalha de Honra.
Faz parte da programação uma apresentação especial, nesta quarta-feira (11) à noite, da Vesperata, espetáculo musical tradicional de Diamantina.
Honraria é entregue no aniversário de JK
A Medalha Presidente Juscelino Kubitschek foi criada pela Lei 11.902, de 5 de setembro de 1995, com o objetivo de premiar personalidades e entidades que prestam serviços de excepcional relevância à coletividade.
A solenidade de entrega da Medalha JK é realizada na data de nascimento do ex-presidente da República Juscelino Kubitschek (12 de setembro), em Diamantina, sua cidade natal. Ele governou o Brasil de 1956 a 1961. Antes, foi governador de Minas Gerais e prefeito de Belo Horizonte.
Após deliberação do Conselho Permanente, a Medalha JK é concedida em dois graus distintos, de acordo com os critérios estabelecidos na lei: a Grande Medalha e a Medalha de Honra.