Notícias

Diagnóstico e tratamento da atopia pautam audiência

Condição se caracteriza por hipersensibilidade do organismo, podendo afetar entre outros a pele e o nariz, e será debatida na Comissão de Saúde.

29/08/2023 - 17:57
Imagem

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza audiência pública nesta quarta-feira (30/8/23), às 10 horas, no Auditório do andar SE, para debater como tem sido tratada em Minas a atopia, de forma geral caracterizada por uma hipersensibilidade do organismo ao ambiente, que pode afetar, por exemplo, nariz, olhos, pele e pulmões.

Botão

Relacionada a um grupo de condições crônicas em que há uma resposta imunológica exagerada do organismo a substâncias que normalmente não seriam prejudiciais, a atopia é tambem vista como a tendência genética de desenvolver doenças alérgicas.

As manifestações podem se dar em dermatite, conjuntivite, rinite, asma ou mesmo vários problemas simultaneamente.

Essa resposta imunológica pode desencadear assim fortes manifestações respiratórias ou na pele, sendo percebidas muitas vezes como situações alérgicas, daí a importância de um diagnóstico correto, conforme frisa o deputado Antonio Carlos Arantes (PL), que pediu a audiência.

Citação

A atopia afetaria em algum grau ao menos 10% da população de Minas, conforme destaca o requerimento da audiência, que vai debater como as equipes multiprofissionais do setor público vêm atuando na atopia, como é a realidade dos atópicos e que políticas públicas podem ser instituídas para garantir aos pacientes qualidade de vida e acesso efetivo à saúde.

Dermatite costuma ser primeira manifestação

Conforme a organização Atópicos do Brasil, uma das convidadas para a reunião, as atopias são doenças comuns em todo o mundo e podem estar presentes em pessoas de todas as idades, mas especialmente em crianças e jovens. 

Possuem alto impacto na qualidade de vida, porém com o tratamento adequado é possível controlar os sintomas, melhorando a qualidade de vida.

A entidade usa o termo Marcha Atópica para descrever a sequência comum de doenças alérgicas que podem ocorrer em algumas pessoas ao longo do tempo.

Essa sequência é caracterizada pelo aparecimento de diferentes doenças alérgicas em fases sucessivas da vida de um indivíduo, sendo que a dermatite atópica costuma ser a primeira condição a se manifestar, com cerca de 60% dos casos ocorrendo no primeiro ano de vida.

Assembleia Fiscaliza - informações sobre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social
"O propósito da audiência é conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce e do apoio à jornada do paciente, com o tratamento correto. O atendimento médico especializado é importante para prevenir complicações, como infecções e descamação de pele, problemas para conseguir dormir devido à coceira crônica, febre e asma".
Antonio Carlos Arantes
Dep. Antonio Carlos Arantes

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine