Desativação de escola na região Noroeste de BH motiva audiência
Após ter visitado a Escola Estadual Doutor Lucas Monteiro Machado, comissão discute na ALMG possível fechamento da unidade.
13/03/2024 - 11:17Como desdobramento de visita feita à unidade, a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia realiza audiência pública nesta quinta-feira (14/3/24) para debater o possível fechamento da Escola Estadual Doutor Lucas Monteiro Machado. A reunião será às 10 horas, no Auditório do andar SE da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
A escola está situada no bairro Pindorama, região Noroeste de Belo Horizonte, e atende alunos do ensino médio, profissionalizante e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A visita da comissão ao local ocorreu no dia 4 de março último, por solicitação de sua vice-presidenta, deputada Macaé Evaristo (PT).
Foi ela quem também pediu a audiência, para dar sequência à discussão, após representantes da comunidade escolar terem relatado na visita que o processo de encerramento das atividades da escola começou em 2017, quando a unidade foi escolhida como piloto para o ensino integral profissionalizante.
Desde então, segundo eles, foram encerradas as turmas do ensino fundamental e este ano o governo estadual cancelou matrículas para novos alunos.
As mudanças no funcionamento da escola ainda estariam sendo feitas sem diálogo com os interessados, o que foi criticado pela deputada na ida à unidade.
Além disso, a Estadual Doutor Lucas Monteiro Machado seria a única instituição pública que oferece ensino profissionalizante na região Noroeste.
“Falta escuta da comunidade e monitoramento da escola”, avaliou Macaé Evaristo na visita, quando também foi exposto que a área da escola pertencia à Prefeitura de Belo Horizonte, que estaria na Justiça para reverter uma doação anterior da propriedade.
Foram convidados para a audiência representantes também da Secretaria Municipal de Educação e da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte; além do Estado, tendo confirmado presença o titular da Superintendência Regional de Ensino Metropolitana B, da Secretaria de Estado de Educação (SEE), Heverton de Oliveira, assim como a direção da escola.
