Notícias

Desafios e perspectivas da vitivinicultura mineira serão discutidos

Comissão promove audiência em Andradas nesta segunda (25) para ouvir produtores e realizar diagnóstico do segmento. 

22/09/2023 - 14:53
Imagem

Com a finalidade de debater os desafios que o setor vitivinícola enfrenta no Estado na produção e na comercialização de vinhos, a Comissão de Desenvolvimento Econômico promove audiência pública em Andradas (Sul). Solicitada pelos deputados Roberto Andrade (Patriota) e Rodrigo Lopes (União), a reunião acontece nesta segunda-feira (25/9/23), às 9 horas, na Estrada de Andradas, sem número, Fazenda São Geraldo. 

Botão

Recente estudo do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) sobre o mercado brasileiro de vinhos verificou que a alta carga de impostos, atrelada à falta de incentivos à comercialização do vinho, é um dos entraves ao desenvolvimento desse setor.

Baixo consumo

De acordo com o requerimento da audiência, muitos substituem a bebida feita de uva pela cerveja devido ao preço mais elevado da primeira ou quando não encontram uma garrafa de seu agrado. Existe ainda uma crença entre a maior parte dos brasileiros de que o vinho deve ser consumido apenas em determinadas estações do ano ou em momentos especiais, o que leva a uma média ainda baixa de consumo per capita do produto, em torno de dois litros.

Para vencer essas dificuldades e alavancar o setor, afirma o documento, é necessária a divulgação de informações que ajudem a quebrar esses paradigmas. Nesse contexto, os parlamentares entendem que a audiência poderá tratar de questões que auxiliem nessa mudança e permitam ainda um melhor diagnóstico da vitivinicultura no Estado.

Carga tributária

Entre as informações que os deputados pretendem obter durante a reunião pode-se destacar: impacto da carga tributária nesse ramo e possibilidade de incentivos do governo, inclusive com criação de regime tributário diferenciado, para ampliar competitividade na produção; atual nível de profissionalização da atividade quanto à melhoria da infraestrutura, ao acesso à tecnologia e à informação.

Devem ainda ser abordados: medidas para promover o produto no Brasil e no mundo, com apostas do segmento em termos de produtos e mercados para os próximos anos; desempenho do setor de 2019 a 2022 e perspectivas para 2023; possibilidade de incentivo ao enoturismo em Minas.

O requerimento da reunião conclui que o debate em torno desses temas pode mostrar gargalos e propor soluções para ampliação da produção mineira, inclusive com políticas públicas voltadas à pesquisa e ao monitoramento do segmento.

Para a audiência desta segunda-feira (25), foram convidados vários representantes de Secretarias de Estado e órgãos que tem atuação relacionada ao segmento, nas áreas de Desenvolvimento Econômico, Fazenda, Cultura e Turismo e Agropecuária e Pesquisa. Também foram chamados dirigentes de entidades empresariais ligadas ao setor, entre outros.

Vinhos mineiros, cuja produção será debatida na reunião.

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine