Notícias

Deputados votam em 1º turno Política Estadual pela Primeira Infância

Realização de diagnóstico de pé torto congênito em hospitais do Estado também foi aprovada na Reunião Extraordinária do Plenário.

28/08/2024 - 11:57
Imagem

Foi aprovado em 1º turno pelo Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), na Reunião Extraordinária realizada na manhã desta quarta-feira (28/8/24), o Projeto de Lei (PL) 2.915/21, que tem por objetivo instituir a Política Estadual pela Primeira Infância e criar o Comitê Estadual Intersetorial de Políticas Públicas pela Primeira Infância de Minas Gerais.

Botão

A votação ratificou versão do texto sugerida pela Comissão do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social, que opinou pela aprovação do PL na forma do substitutivo nº 1 e com a subemenda nº1 às emendas nº 7 e 8.

As mudanças trazidas pela subemenda versam sobre a obrigatoriedade de consulta a pais ou responsáveis para a participação das crianças na primeira infância em manifestações culturais e artísticas ou em ações e políticas públicas que dizem respeito a elas.

O projeto, de autoria do deputado Doutor Jean Freire (PT), retorna agora à análise das comissões para depois ser votado de forma definitiva (2º turno).

Lista

Diagnóstico de pé torto congênito na rede estadual também foi aprovado

O Plenário aprovou também o PL 3.843/22, do deputado Charles Santos (Republicanos), tratando da realização de exame diagnóstico para detecção do pé torto congênito (PTC) em recém-nascidos, nos hospitais do Estado.

O projeto foi aprovado em 1º turno na forma de um novo texto (substitutivo nº 2), proposto pela Comissão de Saúde.

Na forma como foi avalizado, o PL visa garantir que os hospitais da rede pública estadual e os conveniados com o Sistema Único de Saúde (SUS) não só realizem o exame diagnóstico nos bebês, mas também ofereçam tratamento adequado, imediato e contínuo a essas crianças, caso o resultado do exame seja positivo.

Reunião Extraordinária - manhã - análise de proposições

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine