Deputados recebem Medalha Juscelino Kubitschek
Para o presidente da ALMG, deputado Tadeu Leite, ser agraciado com a comenda é motivo de orgulho, mas também de grande responsabilidade.
12/09/2024 - 14:19O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Tadeu Leite (MDB), e a vice-presidenta, deputada Leninha (PT), compuseram o dispositivo de honra da Medalha Presidente Juscelino Kubitschek na quinta-feira (12/9/24), em Diamantina (Central).
Foram agraciados com a comenda os deputados Betinho Pinto Coelho (PV), Coronel Henrique (PL), Zé Guilherme (PP), Bruno Engler (PL) e Coronel Sandro (PL). Os três primeiros, presentes na solenidade, receberam a honraria das mãos do presidente da Assembleia.
Tadeu Leite, em entrevista durante o evento, afirmou que ser agraciado com a medalha, que leva o nome de um dos mais notórios homens públicos do País, é motivo de orgulho, mas também de grande responsabilidade.
Para o presidente, é preciso se inspirar, cotidianamente, na postura de JK, "um homem sempre à frente de seu tempo, que trabalhou acima de tudo em prol da população do Estado e do Brasil".
Por sua vez, o governador do Estado, Romeu Zema, afirmou que Minas é um celeiro de governantes que marcaram o desenvolvimento do País. Segundo ele, Juscelino Kubitschek se destaca, em especial, por ter promovido reformas que "aceleraram a economia do Brasil, geraram emprego e renda, e fortaleceram a indústria e outros setores essenciais, como o transporte e a energia".
Zema ponderou que o grande legado de JK não foram as obras, nem mesmo a construção de Brasília, mas o caminho que abriu para as décadas seguintes de crescimento. Ele afirma que também gostaria de ser lembrado não apenas "por obras e realizações do presente, mas por ter contribuído com a mudança de cultura e a forma de fazer gestão pública".
O governador ressaltou ainda a homenagem aos esportistas mineiros: Gabriel Geraldo dos Santos Araújo, mais conhecido como Gabrielzinho, vencedor de três medalhas de ouro nos Jogos Paralímpicos, em diferentes categorias da natação; e Ana Patrícia Ramos, jogadora de vôlei de praia, que venceu a competição de sua modalidade nos Jogos Olímpicos, em dupla com Duda Lisboa.
Já o orador da solenidade, 3º vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Rogério Medeiros, falou sobre a trajetória de Juscelino Kubitschek, desde sua infância até o trágico acidente que culminou em sua morte, em 1976.
Ele enfatizou que JK enfrentou tentativas de golpe militar, mas se manteve defensor intransigente da democracia. Medeiros afirmou cultivar a expectativa de que possamos, como Kubitschek, unir a nação, mesmo com espectros políticos tão divergentes.
O prefeito de Diamantina, Juscelino Brasiliano Roque, lembrou que, na data de hoje, completam-se 122 anos do nascimento do ex-presidente da República. Para Roque, Juscelino Kubitschek deixou uma reflexão para pautar a atuação política em todas as esferas de governo: “Eu construo para as gerações do futuro”.
ALMG indica outras personalidades
Além dos parlamentares, a Medalha de Honra foi entregue ao ex-diretor do Google em Belo Horizonte, Berthier Ribeiro-Neto; ao presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Márcio de Lima Leite; e ao diretor da InterTV dos Vales, Fábio Luiz Braidatto.
A ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edilene Lobo; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), Ramom Tácio de Oliveira; e o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Antônio Fabrício Gonçalves, foram agraciados com a Grande Medalha, indicados também pelo Parlamento mineiro.
Medalha completa 30 anos em 2025
A Medalha Presidente Juscelino Kubitschek foi criada pela Lei 11.902, de 1995, com o objetivo de premiar personalidades e instituições que prestaram relevantes serviços à coletividade nos cenários político, econômico, social e cultural do Estado ou País. Em 2025, a comenda completará 30 anos.
A solenidade de entrega da Medalha JK é tradicionalmente realizada na data de nascimento do ex-presidente, 12 de setembro, em Diamantina, sua cidade natal. Após deliberação do Conselho Permanente, a comenda é concedida em dois graus distintos: a Grande Medalha e a Medalha de Honra. Foram distribuídas, nesta edição, 120 medalhas.
Juscelino Kubitschek governou o Brasil de 1956 a 1961. Antes, foi governador de Minas Gerais e prefeito de Belo Horizonte.