Notícias

Deputados cobram de regularização fundiária veloz a energia fotovoltaica rural no Fiscaliza

Parlamentares da Comissão de Agropecuária e Agroindústria sabatinaram o titular do setor no Executivo, Thales Fernandes.

16/12/2022 - 19:15
Imagem

A aceleração da regularização fundiária rural, a descentralização da inspeção sanitária, a securitização das lavouras, maior valorização dos servidores e até a implementação de um programa de produção de energia fotovoltaica no campo foram algumas das cobranças feitas pelos parlamentares da Comissão de Agropecuária e Agroindústria ao titular da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Almeida Pereira Fernandes.

A reunião, realizada no Auditório José Alencar da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), encerrou a programação do 2º ciclo do Assembleia Fiscaliza 2022. O deputado Coronel Henrique (PL), que é vice-presidente da comissão, comandou a sabatina. Os membros da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável também foram convidados.

Botão

Entre seus questionamentos, Coronel Henrique cobrou o apoio da secretaria no impulsionamento dos serviços de inspeção municipal, descentralizando ações e desburocratizando a vida do produtor rural.

O parlamentar também lembrou a necessidade de maior efetividade das ações de comunicação que envolvam a pasta, citando, por exemplo, o Projeto Sanitaristas Mirins, que deveria, na opinião dele, ser estendido às cidades. Ele cobrou ainda a realização de concursos públicos em todos os órgãos que compõem sua infraestrutura.

Citação

Já o 2º-vice-presidente da ALMG, Antônio Carlos Arantes (PL), ao lembrar a oscilação de preços e as ameaças advindas das mudanças climáticas, como seca, geada e até chuva de granizo de proporções nunca antes vistas, cobrou que o Executivo se empenhe em viabilizar formas de amparar melhor os produtores atingidos e viabilizar a cobertura por alguma forma de seguro.

Citação

Ele também cobrou isonomia no estímulo a produção de energia fotovoltaica entre os grandes empreendimentos e os pequenos produtores rurais como forma de reduzir custos e gerar renda no campo. O deputado ainda questionou a ameaça de desativação de unidades regionais da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater), como a de Ponte Nova (Central), tema abordado antes também pela deputada Beatriz Cerqueira (PT).

Servidor precisa ser valorizado

Beatriz Cerqueira criticou ainda a ameaça constante, pelo Executivo, de fusão entre Emater e Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), segundo ela órgãos do setor que são patrimônio do Estado e do povo mineiro e instrumentos de fomento da economia que precisam ser fortalecidos.

Citação

Ela destacou ainda a importância de valorizar todos os servidores do setor pois o novo governo federal eleito tem um compromisso histórico de incentivo à agricultura familiar e, consequentemente, a atuação dessas duas instituições pode ser revitalizada.

Por fim, Roberto Andrade (Avante) ironizou que a regularização fundiária rural tem andado a “passos de tartaruga”, questionando qual o planejamento do Executivo para os próximos quatro anos. A essa indagação, o secretário apontou a emissão de 5,2 mil títulos de propriedade na atual gestão, mas revelou a meta de emitir quase 7,5 mil títulos somente em 2023.

Citação

O parlamentar ainda cobrou ações de promoção da cachaça como produto típico mineiro, a exemplo do que tem sido feito com o queijo artesanal, e uma maior regularidade na atuação dos técnicos da Emater junto aos municípios. Ele citou o exemplo da cidade de Pequeri (Zona da Mata), visitada pelo técnico apenas uma vez por semana.

Minas livre da febre aftosa

Em sua apresentação, o secretário Thales Fernandes fez um balanço das ações da sua pasta, destacando que elas contribuíram para o recorde de exportações do agronegócio mineiro, de janeiro a novembro de 2022, de US$ 14,1 bilhões. O café é o principal produto de exportação, seguido da soja e de proteínas animais.

O secretário também apresentou realizações da Emater, da Epamig e, em especial, do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). Neste último, Thales Fernandes comemorou a realização, em 2022, da última campanha de vacinação contra febre aftosa do Estado.

Com este passo, Minas e outros seis estados passarão a ser considerados oficialmente livres da doença e dispensados da vacinação, uma economia de R$ 700 milhões e a abertura de mercados internacionais importantes, como Japão, Reino Unido e Canadá.

Áudio

Executivo presta contas ao Legislativo

O Assembleia Fiscaliza é uma iniciativa de prestação de contas instituído pelo Poder Legislativo em que secretários de Estado e dirigentes de entidades da administração direta e indireta devem comparecer a reuniões das comissões temáticas da ALMG para fornecer informações sobre a gestão de suas respectivas áreas.

Ele foi criado pela Emenda à Constituição do Estado 99, de 2019, seguida da Deliberação da Mesa 2.705, do mesmo ano (e suas modificações), que disciplinou o comparecimento das autoridades estaduais e a organização das reuniões do Assembleia Fiscaliza.

No final de 2019, a Emenda à Constituição do Estado 103 alterou a periodicidade de comparecimento das autoridades do Poder Executivo de quadrimestral para semestral.

13 reuniões em 5 dias

Ao todo, foram realizadas 13 reuniões ao longo de cinco dias, encabeçadas por comissões temáticas da ALMG e outras convidadas.

Ao final do ciclo, o Assembleia Fiscaliza resulta na apresentação de recomendações ao Poder Executivo que integrarão o relatório de cada reunião de fiscalização. A Mesa da Assembleia então envia essas recomendações ao governo.

“Nós temos que falar para fora da bolha do setor. As pessoas comuns não têm noção da importância gigantesca de ficarmos livres da aftosa”.
Coronel Henrique
Dep. Coronel Henrique
“Talvez o Governo do Estado em vez de financiar um grande projeto de energia fotovoltaica como tem feito possa financiar 100 famílias de produtores”.
Antonio Carlos Arantes
Dep. Antonio Carlos Arantes
“Não existe serviço público eficiente sem o servidor valorizado. Por trás da excelência há sempre os servidores”.
Beatriz Cerqueira
Dep. Beatriz Cerqueira
"A cachaça de Minas Gerais é a melhor do Brasil, uma referência mundial. Precisamos tratar melhor esse importante produtor”.
Roberto Andrade
Dep. Roberto Andrade
Assembleia Fiscaliza - informações sobre a gestão da secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Áudio

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine